Mover

Payroll deve mostrar recuperação após janeiro frustrante

Postado por: TC Mover em 04/03/2021 às 17:55
Payroll

São Paulo, 4 de março – Após um janeiro com abertura de apenas 49 mil empregos, que sinalizava um início de ano sombrio, o Payroll, relatório do mercado de trabalho americano, deve mostrar uma recuperação com a criação de 182 mil vagas urbanas em fevereiro, de acordo com o consenso TC Mover.


Prévia do Payroll veio abaixo das estimativas

O número, porém, ainda está longe dos 245 mil empregos de novembro ou dos 638 mil abertos em outubro, indicando que o mercado luta pela retomada, apesar de um declínio nas contaminações por Covid-19 nas últimas semanas.

O dado do emprego privado do mês passado, divulgado ontem pelo ADP, considerado uma prévia do Payroll, veio abaixo das estimativas, abertura de 117 mil postos ante projeção de 177 mil, e escancarou a dificuldade, sobretudo das grandes empresas, de gerar vagas para o nível pré-pandemia. José Faria Júnior, diretor da Wagner Investimentos, destaca que a forte nevasca do Texas pode ter impactado os números de fevereiro.

Capacidade ociosa do emprego deve manter inflação sob controle, diz analista

Apesar da melhora prevista para fevereiro, ainda se vê a economia dos Estados Unidos descasada do emprego, com vários indicadores econômicos mostrando uma retomada mais rápida do que o mercado de trabalho.

Por conta disso, essa capacidade ainda ociosa do emprego deve manter a inflação americana sob controle no futuro próximo. “O desemprego ainda é muito alto”, diz o diretor da Wagner Investimentos.

A projeção da TC Mover para o desemprego americano em fevereiro, que também sai amanhã, é de que a taxa se mantenha inalterada nos 6,30%. Analistas destacam, porém, que esse número pode estar defasado da realidade e superar os 10,00%.

Texto: Bárbara Leite
Edição: Kariny Leal e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Retorno de restrições coloca pressão sobre varejistas, diz Fitch

Powell não aponta medidas para alta de yieds; juros disparam e bolsas caem

Mansano: Resultado do PIB indica recuperação no segundo semestre

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais