TC Mover
Mover

Pedidos de seguro-desemprego caem ao menor número em 14 meses

Postado por: TC Mover em 13/05/2021 às 14:56
Pedidos de seguro-desemprego ficaram abaixo do consenso

São Paulo, 13 de maio – Os pedidos iniciais de seguro-desemprego nos EUA caíram 34 mil na semana passada ante a precedente e ficaram em 473 mil registros, abaixo do consenso de 490 mil. O pico do ano foi janeiro, com cerca de 900 mil registros semanais. Apesar da queda continuada, os novos pedidos ainda são mais que o dobro dos registrados antes da pandemia.


Vacinação, demanda e reabertura influenciaram os pedidos de seguro-desemprego

A vacinação rápida segue permitindo a reabertura de mais negócios, e a demanda aquecida pelos estímulos às famílias estimula as contratações – ainda que a falta de creches e benefícios maiores para os desempregados produzam algumas dificuldades para os empregadores.

Os maiores declínios nos pedidos de seguro-desemprego foram registrados nos Estados de Michigan, Nova Iorque, Vermont e Flórida. As maiores altas vieram de Geórgia, Washington e Illinois.


Presidente do banco central dos EUA prevê demora para reequilíbrio do mercado de trabalho

As dificuldades para os empregadores ficaram mais nítidas após a divulgação, no dia 7 de maio, do relatório oficial de geração de empregos não-agrícolas nos EUA, o Payroll, de abril. Ele trouxe a criação de apenas 266 mil vagas no mês, somente 27% em relação ao consenso, de 978 mil.

Os resultados decepcionantes do último Payroll e ao mesmo tempo pedidos de seguro-desemprego menores na última semana podem corroborar com o pensamento do presidente do banco central americano, Jerome Powell, de que um reequilíbrio do mercado de trabalho ainda demoraria alguns meses. Com uma avaliação mais pessimista que boa parte do mercado, ele considera que a economia tem se recuperado de forma desigual, em especial em relação ao desemprego. Essa diferença, segundo ele, justifica a manutenção de políticas de estímulos.

Texto: Lucia Boldrini
Edição: Cintia Thomaz e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Elon Musk volta atrás sobre Bitcoin e derruba criptomoedas

Efeito fiscal impulsiona lucro da Via, que cresce no digital

Aeris supera consensos com mercado interno puxando lucro

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais