TC Mover
Mover

PMI industrial dos EUA de maio reforça alerta de inflação

Postado por: TC Mover em 01/06/2021 às 14:39
PMI industrial dos EUA veio acima do esperado

São Paulo, 1 de junho – O Índice dos Gerentes de Compras da indústria americana, PMI industrial dos EUA, chegou a 61,20 pontos em maio, ante a leitura anterior, que era de 60,70. O indicador também veio acima da expectativa do mercado, o que reacendeu o alerta para a aceleração da inflação.


Resultado do PMI industrial dos EUA representa 12º mês consecutivo de expansão

Esse é o 12º mês consecutivo de expansão para a indústria americana, quando a leitura do indicador vem acima de 50 pontos. A previsão do mercado era que o índice tivesse uma alta ligeira, para 60,90 pontos.

No mês passado, o PMI industrial dos EUA havia apresentado queda em comparação com março, quando o índice vinha de dez altas seguidas. Em outro sinal da força da retomada econômica do país, o índice de atividade da indústria americana, medido pelo Instituto da Gestão e Oferta, apresentou alta em maio, batendo o consenso do mercado.


Rendimentos dos Treasuries de dez anos subiram após PMI industrial dos EUA

Por isso, o dado impulsionou os rendimentos dos títulos da dívida pública americana pelo prazo de dez anos, que chegaram ao patamar 1,639% após a divulgação da leitura de maio. Já por volta das 14h40, os rendimentos dos Treasuries de dez anos subiam 2 pontos base, a 1,613%.

Com a alta dos títulos após a divulgação do PMI industrial dos EUA, o índice Nasdaq 100 virou e passou a operar em baixa. Por volta das 14h40, caía 0,11%. O S&P500 operava em queda de 0,10%, e o Dow Jones subia 0,09%.

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Lucia Boldrini e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Especial: Ibovespa quer “festa junina”, mas inflação nos EUA ameaça o arraiá

PIB supera consenso e retoma nível pré-pandemia

Commodities e PMIs esquentam mercados; inflação, PIB, crise hídrica no radar: Espresso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais