TC Mover
Mover

Produção industrial dos EUA se recupera em maio

Postado por: TC Mover em 15/06/2021 às 14:04
Produção industrial dos EUA superou expectativa do mercado

São Paulo, 15 de junho – A produção industrial dos EUA de maio se recuperou da queda de 0,10% em abril e avançou 0,80%, superando a projeção de 0,60%. A alta veio depois da frustração com os dados de inflação ao produtor e vendas do varejo em maio, que vieram piores que os consensos e tiraram fôlego do pré-mercado.


Produção industrial dos EUA mostrou recuperação em meio à preocupação do mercado

A preocupação com a inflação acelerada mostrada no Índice de Preços ao Produtor, IPP, prevalecia no mercado à vista americano, que opera em baixa. O indicador teve a maior variação anual já registrada, em alta de 6,60%.

Apesar do resultado positivo da produção industrial dos EUA, as vendas no varejo também decepcionaram. Elas tiveram queda de 1,30%, maior que o consenso. Já por volta das 14h05, as bolsas americanas ainda refletiam os dados. O Nasdaq caía 0,72%, e o S&P500 e o Dow Jones recuavam respectivamente 0,26% e 0,38%.


Indicadores negativos aumentam cautela antes de decisão sobre taxa de juros

Os dados de varejo e inflação intensificaram a cautela de investidores ao redor do mundo, que esperam a conclusão da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto, FOMC, do Federal Reserve, o banco central dos EUA. A instituição deverá anunciar amanhã a decisão sobre a taxa de juros do país, a taxa Fed Funds.

Os diretores que compõe o comitê levarão em consideração diversos indicadores, incluindo a produção industrial dos EUA e outros dados divulgados hoje. Além da decisão, os investidores estarão atentos às projeções dos diretores do banco central americano para a economia, os Dot Plots. As projeções dão uma ideia do que os dirigentes do Federal Reserve esperam para atividade, inflação, juros e emprego no curto e no longo prazo.

Texto: Lucia Boldrini
Edição: Lucia Boldrini, Letícia Matsuura e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Acordo põe fim em conflito de 17 anos entre Boeing e Airbus

Reforma Administrativa deve sair da comissão em 60 dias, diz relator

Cautela aumenta de olho em FOMC e Copom; crise hídrica, reformas no radar: Espresso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais