Mover

Produção industrial dos EUA tem maior queda em dez anos

Postado por: TC Mover em 16/03/2021 às 11:36
produção industrial

São Paulo, 16 de março – A produção industrial de fevereiro nos Estados Unidos recuou 2,2% ante janeiro, frustrando o consenso que previa apenas desaceleração do crescimento para 0,3%, depois da alta de 1,1% registrada no mês anterior. Este foi o pior desempenho desde abril de 2020, fase inicial e dura de fechamentos com a pandemia.


Frio polar impactou a indústria americana

A onda de frio polar que paralisou refinarias na região centro-sul e causou interrupções nas cadeias de suprimentos, notadamente de fornecimento de chips, fez a produção extrativa cair 5,4%, a de manufatura recuar 3,1%´. Já a produção das concessionárias de serviços públicos subiu 7,4%.

A produção industrial, influenciada pelo evento climático, não afetou a tendência dos índices de Nova Iorque, que abriram mistos. Dow Jones andava de lado em queda, S&P 500 subia levemente e Nasdaq liderava os ganhos.


Vendas do varejo nos EUA também frustra consenso

O resultado repetiu os dados do varejo divulgados mais cedo. As vendas do varejo nos Estados Unidos recuaram 3,00% em fevereiro ante janeiro, frustrando de longe a queda projetada de recuo de 0,50%. O inverno inclemente que afetou grandes áreas do país, representando um retrocesso temporário no consumo na maior economia do planeta, ajudou para o retrocesso do indicador.

Em janeiro, havia sido registrado um vigoroso salto, revisado hoje para cima, de 7,6%. O núcleo do indicador, que exclui as vendas de automóveis, recuou 2,7%, ante a projeção de alta de 0,1%. Assim como a produção industrial, foi o maior declínio desde abril de 2020, quando teve o tombo recorde.

No mês que já é tradicionalmente mais fraco, também teve onda de frio polar e menos estímulo em cheques diretos às famílias, o maior tombo nas vendas afeitou as lojas de departamento, com recuo de 8,4%. Analistas, porém, preveem aceleração nos próximos meses, com amenização dos efeitos da pandemia e abertura de mais comércios com a continuidade da vacinação.

Texto: Lucia Boldrini
Edição: Angelo Pavini e Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

Dalio vê padrão clássico de bolha e alerta sobre preços altos da dívida

NY pós-recordes mista antes de indicadores; inflação, Caged, pandemia: Espresso

Especial: Bolsonaro não está levando o país à desordem institucional, diz ex-presidente Cardoso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais