Produção industrial nos EUA desacelera com falta de suprimento-TC
TC Mover
Mover

Produção industrial nos EUA desacelera com falta de suprimento

Postado por: TC Mover em 15/07/2021 às 17:20
Produção industrial ficou abaixo do consenso

São Paulo, 15 de julho – A escassez de suprimentos para a indústria, em especial de semicondutores, fez a produção industrial nos EUA em junho desacelerar ante maio, para 0,40%, frustrando o consenso de alta de 0,60%. A produção  do mês anterior também foi revisada para baixo, de 0,80% para 0,70%.

Os problemas globais na cadeia de semicondutores foram os responsáveis, em junho, por uma queda de 6,60% na produção de veículos e peças. Os contrapontos foram a alta de 1,40% em extrativismo mineral e de 2,70% no setor de utilidades, com intensificação do uso de ar-condicionado em meio à forte onda de calor em junho. O mercado de investidores aguardava o indicador.

Diferente da produção industrial dos EUA, pedidos de seguro-desemprego seguiram consenso

Ainda nesta quinta-feira, 15, e antes da divulgação da produção industrial nos EUA, os pedidos de seguro-desemprego semanais tiveram queda em linha com as expectativas, para uma nova mínima na pandemia. Foi um recuo de 26 mil pedidos depois da revisão dos números da semana anterior, elevados para 386 mil.

Apesar da queda, o relato de que continua difícil encontrar mão-de-obra para tocar a reabertura dos negócios é um reforço para um argumento central de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, o banco central americano. Segundo ele, a economia ainda não se recuperou a ponto de prescindir dos estímulos emergenciais da pandemia.

No mesmo dia da divulgação da produção industrial dos EUA, os índices das bolsas americanas fecharam sem direção única. O Dow Jones subiu 0,15%, enquanto o S&P recuou 0,33% e o Nasdaq teve queda de 0,70%.

Texto: Lucia Boldrini
Edição: Guilherme Dogo e João Pedro Malar
Arte: Mover


Leia também

Congresso recebe projeto de criação do novo Bolsa Família

Magazine Luiza sobe com oferta subsequente e aquisição

Vieira: Pauta econômica retomará impulso após recesso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais