TC Mover
Mover

Redução de estímulos levará tempo, diz Jim Bullard

Postado por: TC Mover em 21/06/2021 às 16:36
Jim Bullard espera que retirada de estímulos ainda demore

São Paulo, 21 de junho – O presidente do Federal Reserve de Saint Louis, Jim Bullard, amenizou o discurso após azedar os mercados na última sexta-feira, 18, dizendo que via os juros americanos subindo já no final de 2022. Os comentários mais contidos, agora apontando que a redução de estímulos deve “levar um tempo” para acontecer, ajudaram os mercados americanos a recuperarem parte das perdas da semana passada, quando o índice Dow Jones, por exemplo, teve o maior recuo semanal desde outubro passado.

Reabertura econômica pode gerar picos inesperados de inflação, disse Jim Bullard

Em evento do Fórum Oficial das Instituições Monetárias e Financeiras, o integrante do banco central americano e o diretor do Federal Reserve de Dallas, Robert Kaplan, disseram que os EUA estão em uma posição melhor para decidir sobre os estímulos, já que a pandemia do coronavírus “parece controlada”.

Jim Bullard disse que as discussões sobre as retiradas apenas começaram, então “deve levar um tempo” até que uma decisão seja tomada. Mas o diretor do Fed de Saint Louis, que vota no Comitê de Mercado Aberto, FOMC, reconheceu que a reabertura econômica pode levar a picos de inflação “inesperados”.

Já Robert Kaplan, que não vota no FOMC, disse que gostaria de ver o banco central americano retirando os estímulos mais cedo do que o previsto atualmente.


Discurso mais suave impulsionou os índices americanos

As falas mais mornas de Jim Bullard impulsionaram os índices americanos, que asseguraram a tendência de alta. Por volta das 16h35, o Dow Jones subia 1,76%, enquanto o S&P500 ganhava 1,37% e o Nasdaq avançava 0,71%.

Os discursos de Jim Bullard e Robert Kaplan também fizeram o índice Dólar DXY acentuar o viés de queda. O indicador mede a força da moeda americana ante uma cesta de pares. No mesmo horário, o DXY recuava 0,39%, enquanto os rendimentos do Treasury de 10 anos avançavam 3,9 pontos-base, a 1,489%.

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Cintia Thomaz e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Dogecoin despenca ao menor patamar em dois meses

GPA lidera Ibovespa após notícia sobre Michael Klein

Bank of America eleva Petrobras para compra por alta do Brent

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais