Mover

Relação ouro-petróleo aponta para normalização do PIB global

Postado por: TC Mover em 15/03/2021 às 15:43
Petróleo

São Paulo, 15 de março – A comparação entre commodities tende a mostrar se há equilíbrio entre a aversão a risco, tradicionalmente representada por altas no preço do ouro, e a atividade econômica, representada pela cotação do petróleo. Por isso, muitos operadores acham que a indicação de quantos barris de petróleo podem ser comprados com uma onça troy de ouro costuma ser um bom termômetro da atividade econômica mundial.


Leitura baixa pode oferecer boa perspectiva sobre a inflação

Quando o número é muito alto, o ouro pode estar muito caro, refletindo maior demanda e aversão a ativos de risco. Ou, também, que o petróleo está muito barato, refletindo um estresse na demanda, ou ambos. Quando está muito baixo, vice-versa.

Uma leitura muito baixa pode dar uma boa perspectiva sobre a inflação, resultante de uma atividade econômica acelerada demais. Usualmente, esta razão aponta para uma onça de ouro comprando entre dez e trinta barris de petróleo. A quantidade seria considerada saudável para a economia.

Relação ouro-petróleo atingiu nível de 251 no auge da pandemia

Porém, no ano passado, no auge da pandemia do coronavírus, a relação ouro-petróleo atingiu o nível de 251, excluindo-se, por questões matemáticas, o dia 20 de abril, quando os futuros do petróleo chegaram a preços negativos, por razões de custos logísticos e de estocagem.

Veja, no gráfico mensal abaixo, que, recentemente, os números voltaram para a região considerada saudável. Anteriormente, desde 1970, o recorde deste termômetro da economia havia sido 35, em 1974, em plena Crise do Petróleo, com um embargo petrolífero imposto por países árabes produtores da commodity.

petróleo

Arte: TC Mover



Texto: Felipe Corleta
Edição: Guillermo Parra-Bernal e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Mercado eleva projeções para Selic e IPCA, e vê PIB menor

Especial: Mercados esperam mais que recados na “Super Quarta”

Bitcoin despenca com temor de proibição de criptomoedas na Índia

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais