Robert Kaplan vê anúncio do 'tapering' em setembro - TC
TC Mover
Mover

Robert Kaplan vê anúncio do ‘tapering’ do Federal Reserve em setembro

Postado por: TC Mover em 26/08/2021 às 18:51
Robert Kaplan e "tapering"

São Paulo, 26 de agosto  – A reunião de setembro seria o momento apropriado para o Federal Reserve anunciar a decisão de reduzir as compras de títulos do mercado, começando o chamado “tapering” em outubro ou pouco depois, com o processo sendo concluído em mais ou menos oito meses. Esta foi uma declaração do diretor do Fed de Dallas, Robert Kaplan, em entrevista à CNBC.

Ele afirmou que a economia americana está se recuperando e que isso abre espaço para a retirada dos estímulos, que acabam criando distorções, especialmente no mercado de crédito. O diretor do Federal Reserve de Dallas acredita que o mercado está preparado para a redução das compras mensais de US$120 bilhões em títulos, já que o assunto vem sendo tratado pelo banco central americano há um bom tempo.

Robert Kaplan acredita que consumidores e empresas de adaptaram à pandemia

Robert Kaplan diz também que não vê nada no horizonte que mude sua opinião sobre a atividade, mesmo com o crescimento dos casos da variante Delta do coronavírus. Segundo o diretor do banco central americano em Dalas, empresas e consumidores estão se tornando mais adaptáveis à pandemia. Disse que há reconhecimento que as ondas do vírus vão e vem.

Ele afirmou que a decisão de reduzir as recompras não deve ser vista como uma indicação da política de juros do Federal Reserve. Robert Kaplan destacou que são assuntos separados.

Expectativas sobre o discurso de Jerome Powell no simpósio Jackson Hole

O simpósio de Jackson Hole deste ano será epicentro de alguns anúncios, mas pode não ser palco do mais esperado pelos investidores. O presidente do banco central americano, Jerome Powell, fará discurso na manhã desta sexta-feira no evento organizado pelo Federal Reserve de Kansas.

É consensual que a forma como se dará o recuo dos estímulos deverá impactar os mercados. Por isso, e se espelhando nas quedas recentes nos retornos desses ativos, espera-se que Jerome Powell faça a menor alusão possível a esse desmonte, conhecido como “tapering”. A expectativa também é que ele foque mais no teor da política monetária atual, no cenário econômico e nos riscos associados à aceleração do coronavírus.

Texto: Angelo Pavini
Edição: Felipe Corleta e Letícia Matsuura
Imagem: Vinicius Martins / Mover


Leia também

Supremo considera constitucional autonomia do Banco Central

Rodrigo Pacheco acha possível aprovar uma Reforma Tributária ainda em 2021

Vieira: Com Reforma Tributária ampla, Rodrigo Pacheco pode resgatar pauta econômica

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais