TC Mover
Mover

Treasury yield supera 1,62% após geração de emprego nos EUA disparar

Postado por: TC Mover em 05/03/2021 às 11:26
Emprego nos EUA

São Paulo, 5 de março – O rendimento do título de dívida americano, o Treasury yield, de dez anos atingiu a máxima do ano e o dólar disparou após a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos ficar mais de duas vezes acima do consenso. Isto sinaliza crescimento econômico e pressões inflacionarias mais vigorosas na maior economia do mundo.


EUA teve 379 mil vagas de emprego formal em fevereiro, ante consenso de 190 mil

O dado de vagas líquidas de emprego formal geradas no país, calculadas pelo chamado relatório Payroll, atingiu saldo de 379 mil, superando o consenso TC de 190 mil. As projeções mais otimistas no mercado oscilavam entre as 350 mil e 400 mil vagas. O dado, fruto da vacinação em massa e das quedas de infecções e mortes que permitem a retomada da atividade econômica, não ficou restrito à recuperação do mercado de trabalho mês passado: o saldo de vagas do mês de janeiro, que tinha sido de decepcionantes 49 mil, foi revisado para cima para 166 mil.

“O número foi muito forte,” disse a trader Fernanda Pereira, da Fenix Trader. Mesmo assim, com o Federal Reserve medindo a saúde do mercado de trabalho de forma mais ampla, o dado de emprego de hoje deve mudar pouco a visão do colegiado de que ainda há um longo caminho a percorrer para consolidar a recuperação econômica. No entanto, de acordo com a economista-chefe do TC, Fernanda Mansano, a mensagem dócil do Fed corre o risco de ficar deslocada. “Há incerteza, apesar de dado ser muito positivo para o emprego e confuso para o cenário dos juros,” apontou Mansano.


Dólar avançava 0,39% ante pares após Payroll

A taxa de desemprego de fevereiro recuou para 6,2%, quando se projetava estabilidade em 6,3%. O salário-médio por hora trabalhada subiu 5,26% na base anual, em linha com a projeção de 5,2%. Além disso, o avanço mensal do salário foi de 0,23%, ante projeção de 0,20%. O rendimento, ou yield, do Treasury note de dez anos chegou a tocar a máxima intradiária de 1,627% após a divulgação, e operava por volta dos 1,619% ao redor das 10h55. O dólar, medido pelo Índice Dólar DXY, avançava 0,39% ante pares. Os futuros dos índices Dow Jones e S&P500 reverteram quedas e subiam 0,7%, respectivamente, no mesmo horário.

Texto: Lucia Boldrini e Guilherme Dogo
Edição: Guillermo Parra-Bernal e Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

Bittar estima que substituto do auxílio pode custar R$75 bilhões

Mercados caem à espera do Payroll; produção industrial, vírus no radar: Espresso

Calendário Econômico: Payroll, desemprego, produção industrial

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais