TC Mover
Mover

Yields estabilizam com promessas dóceis de Powell sobre juros

Postado por: TC Mover em 17/03/2021 às 17:31
Yield

São Paulo, 17 de março – Os rendimentos do Tesouro americano de prazos mais longos pararam de subir e estabilizaram em patamares abaixo da máxima de 13 meses nesta quarta-feira, depois que Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, Fed, indicou que a autarquia não tem planos de elevar sua taxa básica de juros apesar dos sinais de maior inflação e crescimento econômico.


Yield de dez anos atingiu nível mais alto desde 2020 nesta manhã

O chamado yield do Treasury note de dez anos subia 2,1 pontos-base, a 1,644% às 17h30, horário de Brasília. O yield de 30 anos subia 2,9 pontos para 2,42%, após subir 4,5 pontos antes da decisão do Fed. Os rendimentos se movem inversamente aos preços. O yield de dez anos atingiu seu nível mais alto desde 24 de janeiro do ano passado na manhã de hoje.

Após a decisão, que veio em um dia volátil para os investidores e manteve o juro básico nos Estados Unidos no intervalo entre 0,00% e 0,25%, Powell disse que a opinião de que a taxa poderá subir antes do inicialmente sinalizado, em 2023, era minoritária.

“A maior parte do comitê não está dizendo que haverá um aumento no juro durante este período de previsão”, disse Powell, acrescentando que ainda não é o momento de falar sobre uma redução das compras de ativos do Fed.

Presidente do Fed afirmou que alta na inflação em 2021 não mudará política monetária

Powell disse que a esperada aceleração na inflação ao longo deste ano acontecerá, em parte, pelas bases de comparação mais desfavoráveis. No entanto, ele afirmou que isso não será suficiente para mudar a política monetária, que visa a inflação acima de 2,00%.

“Eu observaria que um aumento transitório da inflação acima de 2,00%, como parece provável que ocorrerá este ano, não atenderia a esse padrão”, comentou Powell.

Powell afirmou que o Fed entende que a manutenção do ritmo de compras de ativos é o mais adequado no momento, e que sua retirada será avisada com bastante antecedência. Powell não acredita que os preços dos ativos parecem elevados, desde a perspectiva de algumas medidas. Ele se recusou a responder perguntas sobre quando poderá ser elevada a taxa Fed Funds, e disse que a economia do país ainda passa por grande incerteza.

Texto: Guillermo Parra-Bernal
Edição: Kariny Leal e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Mansano: Dia de Copom e os fatores que o comitê levará em conta

Especial: Vale (VALE3) se desfaz de PCHs em plano para otimizar eficiência energética

Parra-Bernal: Âncora da política fiscal, meta de dívida pode ajudar BC

Especial: Brasil destoa da supervalorização de ativos por fiscal, ESG e pandemia, diz Amorim

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais