TC Mover
Mover

Ações de tecnologia derrubam mercados globais; inflação, ata do Copom, balanços no radar: Espresso

Postado por: TC Mover em 11/05/2021 às 9:47
Ações de tecnologia azedam bolsas

São Paulo, 11 de maio – O tombo das ações de tecnologia, que derrubaram ontem os três principais índices da bolsa americana, se estendeu pela sessão asiática e pressiona fortemente os futuros de Nova York nesta manhã. O índice VIX de volatilidade, conhecido como “índice do medo”, saltava mais de 9% às 07h45. Nesse horário, o Nasdaq Composite futuro recuava mais 1,33%, depois de sofrer na véspera a pior queda em dois meses.


Medo da inflação estimula correção das ações de tecnologia

O sentimento que estimula a correção das ações de tecnologia considerados sobrevalorizados é o medo da inflação, potencializado pelo super rali das commodities. O minério de ferro subiu mais 1,67% hoje na bolsa de Dalian.

A demanda aquecida, gargalos na oferta e avanços do minério, cobre e outros despertam o temor que as altas de preços não sejam passageiras como defendem os dirigentes do Federal Reserve, banco central americano. Isso pode antecipar o debate sobre a redução de estímulos à economia americana. É grande a expectativa amanhã pela divulgação do CPI, índice de inflação ao consumidor americano, de abril. No dia seguinte sai o PPI, a inflação ao produtor.


Inflação desacelerou, mas ainda está acima da meta

No Brasil, onde a bolsa ontem abriu forte e terminou contaminada por Nova Iorque, desperdiçando o rali das commodities, a terça-feira é um dos dias decisivos da semana. Saiu nesta manhã a ata do Copom, o comitê decisório de juros do Banco Central. Em seguida, foi divulgada a inflação oficial de abril, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo. O IPCA veio em linha com o consenso e desacelerou ante março, subindo 0,31%. Contudo, ficou muito acima da meta em 12 meses.

Antes saiu a primeira prévia do Índice Geral de Preços – Mercado, IGP-M, de maio. A agenda de balanços esquenta com BTG Pactual e Klabin antes da abertura e Banco Inter, Arezzo, Marfrig, BR Distribuidora, Carrefour Brasil, Caixa Seguridade, RaiaDrogasil, Santos Brasil, SulAmerica e Notre Dame Intermédica depois do fechamento. Também é esperado que a Athena Saúde defina o preço de suas ações em sua oferta pública inicial.

A CPI da Covid retoma os trabalhos. Hoje, vai ouvir Antonio Barra Torres, o contra-almirante que dirige a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Os senadores elaboram listas de depoentes que poderiam ter quebrados sigilos telefônicos e de comunicações na internet.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover


Leia também

Calendário Econômico: Ata do Copom, inflação, empregos

Bolsas morrem na praia; no radar, coronavírus, ata do Copom, inflação, balanços, CPI da Covid: Espresso

Verde Asset vê Brasil preso em realidade “trágica”

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais