Confira as ações mais recomendadas para dezembro

São Paulo, 2 de dezembro – As ações recomendadas para dezembro resultam da expectativa otimista para a bolsa e economia brasileiras, com o mercado avaliando que as empresas, que já conseguiram administrar melhor a crise no terceiro trimestre, podem se fortalecer quando da chegada das vacinas contra o coronavírus, ao mercado, com a retomada plena das atividades.
Por conta disso, o setor imobiliário ganha destaque no mês, além de que se vê uma maior exposição a bancos, que estão descontados e também se podem beneficiar de uma retomada mais rápida da economia. Varejistas crescem entre as preferências, enquanto os papéis atrelados às commodities permanecem como os preferidos dos analistas.
Os frigoríficos são a grande ausência no mês, com saída de JBS e de Marfrig entre as sugestões para o mês.

As ações eleitas em dezembro
A TC Mover compilou as carteiras do BB-BI, Mirae Asset, Necton, Bradesco BBI, Terra, Guide, Genial, BTG Pactual, Planner, Safra Corretora, XP, Elite, Itaú BBA, Modalmais e Santander.
Vale (VALE3)
A Vale, código VALE3, não desgruda do primeiro lugar entre as ações favoritas dos analistas e aparece em 12 das 15 das carteiras recomendadas para o mês, compiladas pela TC Mover.
Para a Elite Investimentos, a mineradora deve se beneficiar do real mais fraco, da retomada da política de dividendos e pela manutenção da forte demanda da China, que sustenta os preços do minério bem acima dos US$100. A Vale, segundo o Bradesco BBI, deve melhorar sua precificação, que ainda está entre 30% e 35% abaixo dos apres australianos, contra 5% a 10% do desconto justo.
B3 (B3SA3)
Logo atrás, seguem a B3, código B3SA3, e Via Varejo, código VVAR3, que ganharam espaço entre as preferências dos analistas, figurando neste mês em dez e nove carteiras de ações, respectivamente. A Planner incluiu a gestora da bolsa brasileira, pois entende que o papel pode melhorar seu desempenho, mesmo com a recuperação parcial em novembro com a volta dos investidores estrangeiros.
“Ressalte-se também que, desde o início do ano, a base de investidores de varejo cresceu 84% e atingiu 3,1 milhões de contas em setembro, crescimento expressivo que contribuiu com a manutenção dos elevados volumes negociados nas plataformas da B3”, avalia.
Via Varejo (VVAR3)
O Bradesco BBI, que escolheu a Via Varejo, código VVAR3, dona das Casas Bahia e do Ponto Frio neste mês, a par do Itaú BBA, destaca o fato do EBITDA da varejista mais do que ter dobrado no terceiro trimestre e de da empresa ter continuado a crescer fortemente online mesmo com a reabertura de lojas. “Portanto, vemos as altas taxas de crescimento do comércio eletrônico como saudáveis, em vez de insustentáveis”, diz.
Magazine Luiza (MGLU3)
“Escolhemos a Magazine Luiza para compor a carteira fundamentalista de dezembro por entendermos ser uma companhia muito bem posicionada para aproveitar o evento da Black Friday ocorrido na última sexta e sair ainda mais fortalecida no universo de vendas digitais, inclusive com ganho de participação de mercado, dada a sua robustez logística, plataforma de marketplace e sortimento de produtos”, de acordo com o BB Investimentos.
Petrobras (PETR4)
Sobre as ações preferenciais, PN, da Petrobras, código PETR4, a Guide Investimentos diz que vê a continuidade da venda de ativos onshore e o avanço do projeto de desinvestimento das refinarias como catalisadores que sustentam sua recomendação.
Itaú (ITUB4), BB (BBAS3) e Bradesco (BBDC4)
Os bancos Bradesco, código BBDC4, e Banco do Brasil, código BBAS3, seguem em cinco carteiras cada, enquanto o Itaú PN, código ITUB4, volta a estar entre as sugestões de três corretoras. A Safra Corretora elevou a exposição ao banco devido à sua decisão de segregar a participação na XP em uma nova empresa, o que deve “desbloquear valor para os acionistas.
EcoRodovias (ECOR3)
“O fato da EcoRodovias ter um menor valor de mercado em bolsa do que a rival CCR implica que os novos projetos a serem adicionados ao portfólio de concessões, uma vez que a empresa vença futuros leilões, adicionarão proporcionalmente mais valor a EcoRodovias do que a CCR”, observa o Santander.
Vivara (VIVA3)
A XP vê a Vivara, código VIVA3, como um dos participantes mais bem posicionados no segmento de joias, com muito espaço para ganhar participação de mercado por conta da força da marca e iniciativas para aumentar sua penetração na classe média através das lojas Life. Ainda, a verticalização da companhia deve levar a uma melhor habilidade de gestão de custo versus os concorrentes, segundo a XP.
Setor imobiliário (IMOB)
O setor imobiliário como um todo também é destaque neste mês, ainda que os papéis não tenham uma preferência unânime. Guide e Necton sugerem Multiplan, código MULT3, a Genial escolheu a Mitre, código MTRE3, enquanto a Modalmais, cuja carteira é baseada em análise gráfica, passou a recomendar Iguatemi, código IGTA3, e JHSF, código JHSF3, para dezembro. “Seus empreendimentos são bem localizados, e o mix de lojas em seus shoppings é bastante atrativo, o que sustenta a tese de um rápido retorno do movimento”, avalia a Guide sobre a Multiplan.
Cosan (CSNA3)
A Cosan, código CSNA3, é outro papel que integra as preferidas para dezembro. A Mirae Asset lembra que a companhia teve resultados animadores no terceiro trimestre devido ao EBITDA melhor do que o esperado da Raizen Energia, Raízen Combustíveis, Comgás e principalmente na Moove, e da melhor eficiência operacional das empresas.
Carrefour Brasil (CRFB3)
O Santander Investment retirou de sua carteira do mês as ações do Carrefour Brasil, código CRFB3, por conta do episódio recente envolvendo a morte de um homem negro em uma loja da rede de supermercados. Já a Necton excluiu os papéis da varejista de sua carteira ESG, também citando o caso, e incluiu o GPA.
Carteiras recomendadas por cada corretora para dezembro
BB Investimentos

Bradesco/Ágora Investimentos

BTG Pactual

Elite Investimentos

Genial Investimentos

Guide Investimentos

Itaú BBA

Mirae Asset

Modalmais

Necton

Planner

Safra Corretora

Santander Investiment

Terra Investimentos

XP Investimentos

Desempenho das ações

Para acompanhar o desempenho das ações recomendadas e de outras empresas, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.
Texto: Bárbara Leite
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Vinícius Martins/TC

As mais lidas da semana: Orçamento, Magazine Luiza, MP da Eletrobras
Confira as notícias mais lidas da semana, como impasse do Orçamento, queda da ação da Magazine Luiza e prorrogação da MP da Eletrobras

As mais lidas da semana: Open Banking, Bradespar, CPI da Covid-19
Confira as notícias mais lidas da semana, como coluna do Sanita sobre Bradespar e entrevistas exclusivas sobre Open Banking e CPI da Covid

Bolsas americanas mantêm rali; no radar, yields, coronavírus, Orçamento, CPI: Espresso
Bolsas americanas encerraram sexta-feira em alta, coroando a semana com recordes por otimismo com recuperação econômica e balanços. Confira