TC Mover
Mover

Agenda do Investidor: Bolsas derretem, ata do Copom, sabatina do Powell

Postado por: TC Mover em 21/09/2020 às 20:08

As bolsas do mundo todo derreteram nesta segunda-feira, 21. A queda acentuada de Dow Jones foi de 1,84%. O S&P500 caiu 1,16%, enquanto Nasdaq quase se manteve estável, com -0,13%. No Brasil, o Ibovespa encolheu 1,32%, com pouco menos de 97 mil pontos. O índice que reúne as principais ações da Europa, Stoxx600, sofreu queda livre e fechou em -3,24%.

O receio de uma nova onda global de coronavírus e as denúncias contra bancos multinacionais de negociarem com clientes suspeitos de atividades ilícitas puxaram os índices para baixo.

Agenda do Investidor

A ata do Comitê de Política Monetária, Copom, e a sabatina do presidente do Federal Reserve, banco central americano, Jerome Powell se destacam na Agenda do Investidor desta terça-feira. Além disso, também saem dados sobre confiança do consumidor da Zona do Euro e PMI industrial do Japão. Confira;

Ata do Copom – Após a manutenção da taxa básica de juros, Selic, em 2% ao ano, o Comitê de Política Monetária, Copom, disponibiliza a ata da reunião em seu site nesta terça-feira. Este documento vai dar mais detalhes dos motivos que levaram o Copom a interromper a sequência de nove cortes nos juros. A ata também explica melhor o cenário que o Banco Central tem para a inflação, a atividade, a situação fiscal, além do cenário externo.

Baixa confiança – Na manhã da terça-feira também sai dado sobre a confiança do consumidor na Zona do Euro. O consenso estima a manutenção de -14,7 pontos em setembro.

Casas usadas e petróleo – Já nos Estados Unidos, a estimativa de vendas de casas usadas deve ser de alta de 2,4% em agosto. No mês anterior o crescimento foi bem maior, somando 24,7%. Além disso, o Instituto Americano de Petróleo, API, divulga a variação semanal de estoque de petróleo.

Sondagem industrial – A sondagem industrial de setembro feita pelo Federal Reserve de Richmond sai também amanhã. Em agosto, a sondagem registrou 18 pontos.

Sabatina – Começa na terça-feira e termina na quinta-feira a sabatina com o presidente do Federal Reserve, banco central americano, Jerome Powell no Congresso dos Estados Unidos. Na quarta-feira da semana passada, o Fed manteve os juros a 0,25% e Powell, durante a coletiva, deixou incertezas sobre a recuperação da economia americana. A sabatina inicia às 11h30, horário de Brasília.

Discurso – O diretor do Federal Reserve de Chicago Charles Evans fará um discurso amanhã às 11h00, horário de Brasília. No começo de setembro, Evans pediu mais auxílio fiscal ao Congresso americano.

PMI no Japão – Saindo dos Estados Unidos e indo para o outro lado do mundo, o Japão vai divulgar o PMI industrial, de serviços e composto, que inclui ambos, de setembro. No mês anterior todos ficaram abaixo dos 50 pontos, indicando desaceleração.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis