TC Mover
Mover

Agenda do Investidor: bolsas mundiais, inflação e reforma tributária

Postado por: TC Mover em 24/09/2020 às 10:59
A agenda do investidor de hoje traz como destaque o Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central. Além disso, saíram dados sobre clima de negócios na Alemanha, pedidos semanais de seguro-desemprego nos EUA e confiança do consumidor no Reino Unido. Confira.

A agenda do investidor de hoje traz como destaque o Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central. Além disso, saíram dados sobre clima de negócios na Alemanha, pedidos semanais de seguro-desemprego nos EUA e confiança do consumidor no Reino Unido. Confira.

Abertura e fechamento das bolsas mundiais

O Índice Bovespa fechou ontem com 95.734 pontos, caindo 1,6%. As bolsas americanas também ficaram no vermelho. O Dow Jones e S&P500 tiveram quedas acentuadas de 1,92% e 2,37% respectivamente. O índice Nasdaq despencou 3,02%, com nova onda de venda de papéis de tecnologia, especialmente no fim do pregão. Em contraste, o Euro Stoxx600, que fechou mais cedo, subiu 0,55%.

Os índices asiáticos, também encerraram o dia em queda livre. Nikkei, Hang Seng e Shangai caíam 1,11%, 1,82% e 1,72% respectivamente no último pregão.

Na abertura do Ibovespa, o saldo era positivo. Por volta das 10h00, o índice crescia 0,29%, somando pouco mais de 96 mil pontos.

Em Nova Iorque a abertura dos mercados foi marcada por queda nos índices Dow Jones e S&P500, caindo 0,15% e 0,06% respectivamente. As ações de tecnologia do Nasdaq, por sua vez, estão patinando para o crescimento, com uma sutil alta de 0,07%.

A Europa abriu os mercados com um cenário de queda, com Stoxx 600 caindo 0,85% pela manhã.

Agenda do Investidor

Negócios na Alemanha – Foi divulgado hoje o Índice Ifo de clima de negócios na Alemanha. O número ficou ligeiramente abaixo do consenso, que previa 93,8 pontos, apresentando 93,4 pontos em setembro. No mês anterior, o dado foi de 92,6 pontos.

Inflação – No Brasil, o Banco Central, BC, divulgou o Relatório de Inflação referente ao terceiro trimestre às 8h00. Diante da aceleração do IPCA-15, impulsionada pela alta dos preços dos alimentos, e da manutenção da taxa Selic, este documento ganha mais importância. A apresentação do relatório será às 11h00.

Reforma tributária – Nesta quinta-feira, às 10h00, a Federação Brasileira de Bancos, Febraban, falou sobre a reforma tributária em um debate virtual. Um dos pontos polêmicos da reforma é a proposta de tributação das transferências digitais.

Fusão – A Tecnisa terá a segunda Assembleia Geral Extraordinária hoje, às 15h00, sobre a fusão com Gafisa. Na última assembleia, no dia 10, 97,5% dos acionistas da Tecnisa rejeitaram a fusão.

Precificação – A empresa gaúcha Melnick Even, ticker MELK3, vai precificar no fim do dia sua oferta pública inicial, IPO. Já a Santos Brasil, código STBP3, terá os preços da oferta subsequente de ações definidos também amanhã.

Nos Estados Unidos – Ainda na agenda do investidor de hoje, tivemos os dados semanais de seguro-desemprego americano. O número subiu frente à última semana e ficou em 870 mil pedidos. Na última semana, o número de pedidos de seguro-desemprego nos EUA era de 860 mil.

Casas novas – Ainda em solo americano, às 11h00, horário de Brasília, serão divulgados os dados de vendas de casas novas em agosto, que devem chegar a 890 mil, segundo consenso que prevê desaceleração. O número anterior foi de 901 mil.

Sabatina Powell – Hoje é o último dia da sabatina com o presidente do Federal Reserve, banco central americano, Jerome Powell, no Congresso dos Estados Unidos. O evento acontece a partir das 11h00, horário de Brasília.

Discursos – O diretor do Federal Reserve de Chicago, Charles Evans, e o diretor do Fed de Nova Iorque. John Williams, vão discursar às 14h00 e às 15h00, respectivamente, no horário de Brasília. O Fed vem defendendo a necessidade de estímulos fiscais para a recuperação econômica americana. Já no Reino Unido, o presidente do banco central inglês Andrew Baley também fará um discurso às 11h00, horário de Brasília.

Confiança dos consumidores – À noite, por volta das 20h00, sai o índice de confiança do consumidor no Reino Unido de setembro, que deve se manter em -27 pontos.

Texto: Ana Carolina Amaral / Edição: Angelo Pavini / Imagem: divulgação.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis