TC Mover
Mover

Agenda do Investidor: Emprego, PIB, contas públicas

Postado por: TC Mover em 29/09/2020 às 19:56

Na Agenda do Investidor desta quarta-feira,30, os destaques serão os dados sobre desemprego da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, PNAD Contínua, e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Caged.

No exterior, serão divulgados o Produto Interno Bruto do Reino Unido e dos Estados Unidos e o número de criação de empregos privados americanos. Confira abaixo a Agenda do Investidor completa e o fechamento das principais bolsas mundiais.

Fechamento das bolsas mundiais

Após oscilar durante o dia, as bolsas caíram nesta terça-feira, 29. Os três índices americanos principais tiveram leve queda. O Dow Jones e S&P500 encerraram com a mesma porcentagem, -0,48, enquanto o índice que concentra a maioria das ações de tecnologia, Nasdaq, deslizou 0,29%. Na Europa, não foi diferente. O Stoxx600, que reúne as principais ações europeias, diminuiu 0,52%.

O Ibovespa fechou abaixo dos 94 mil pontos, recuando 1,15%, no menor nível desde 16 de junho. O estresse do mercado brasileiro foi causado pela incerteza das fontes que sustentarão o novo programa social do governo Bolsonaro, a Renda Cidadã, substituto do Bolsa Família. Além disso, a expectativa pelos dados de emprego e fiscais que serão divulgados nesta quarta-feira também contribui para o mau humor.

O recado do presidente Jair Bolsonaro aos investidores, que reagiram mal à proposta do governo, também não foi bem recebido. Nas redes sociais, o presidente afirmou que não está preocupado com a reeleição, que está aberto a sugestões para manter o auxílio emergencial e que se o Brasil for mal “até o pessoal do mercado vai sofrer”.

Agenda do Investidor

Petrobras – O Supremo Tribunal Federal vai julgar as ações contra a privatização das subsidiárias da Petrobras na quarta-feira.

Congresso Nacional – Os vetos presidenciais ao Marco do Saneamento e à desoneração da folha do pagamento devem ser analisados e votados pelo Congresso Nacional a partir das 16h00.

Taxa de desemprego – O IBGE divulga a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, PNAD Contínua, de julho. O estudo é considerado o indicador oficial de emprego do país. A taxa de desemprego de julho deve crescer para 13,7%, ante 13,3% em junho. A taxa reflete o número de pessoas procurando emprego em relação à população economicamente ativa naquele mês.

Empregos – Além da PNAD Contínua, também sai o registro do Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados de agosto, divulgado pela Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia. O Caged informa o número de empregos com carteira assinada no Brasil, que em julho superou 130 mil. A coletiva de divulgação acontece às 15h00.

Setor público – O resultado primário e o resultado nominal de agosto do setor público consolidado serão divulgados nesta quarta. O resultado primário refere-se à diferença entre a receita e os gastos do setor público consolidado, que inclui o Governo Central, cujo resultado saiu hoje, mais Estados, municípios e empresas estatais. Em julho, o déficit primário foi de R$81,1 bilhões. Já o resultado nominal considera os juros da dívida no cálculo. Em julho, o Brasil acumulou o déficit nominal de R$86,9 bilhões.

Dívida e câmbio – A relação entre a dívida líquida e o Produto Interno Bruto, PIB, de agosto é outro dado fiscal que vai sair nesta quarta. No mês anterior, a dívida líquida era 60,2% do PIB brasileiro. A Agenda do Investidor também terá o fluxo cambial semanal.

Boa Vista – A empresa Boa Vista, código BOAS3, estreia na B3 nesta quarta-feira, às 10h00. A Compass também faria a oferta pública inicial, IPO, mas cancelou nesta segunda-feira, 28.

Na Europa – O PIB do segundo trimestre do Reino Unido será divulgado amanhã. No trimestre anterior, houve retração de 2,2%. Já a Alemanha divulga a variação nas vendas do varejo de agosto. O mês anterior apresentou queda de 0,9%. Também sai a taxa de desemprego alemã de agosto, cuja manutenção de 6,4% é estimada pelo consenso.

Discursos – Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, vai discursar novamente. O pronunciamento será às 4h20 no horário de Brasília. Nos Estados Unidos, os diretores do Federal Reserve de Minneapolis Neel Kashkari e de Dallas, Robert Kaplan, também discursam, às 12h00 e às 19h00, respectivamente, no horário de Brasília.

Dados americanos – Os Estados Unidos divulgam a revisão do Produto Interno Bruto do segundo trimestre. Na prévia anterior, o PIB caiu 31,7%. Além disso, sai o número de criação de vagas no setor privado americano, segundo pesquisa da ADP. A estimativa é de criação de 600 mil vagas, ante 428 mil em agosto. Também sai a variação dos estoques de petróleo medida pela Administração de Informação de Energia, EIA.

PMI – Sai o Índice de Gerentes de Compras, PMI, de Chicago em setembro, que tem estimativa de aceleração registrando 52 pontos. Já o PMI do Japão deve ter retração, com 47,3 pontos.

Texto: Letícia Matsuura
Edição: Angelo Pavini
Imagem: Divulgação

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis