TC Mover
Mover

Agenda do Investidor: IPCA-15, sabatina, PMI

Postado por: TC Mover em 22/09/2020 às 22:09

Em dia de instabilidade nas bolsas mundiais, o Ibovespa fechou a terça-feira em alta de 0,31%, somando 97.293 pontos. Os índices de Nova Iorque também subiram. O Dow Jones teve alta de 0,52% e S&P500, 1,02%. Com as ações de tecnologia se recuperando, Nasdaq também teve resultado positivo, 1,71%.

O Euro Stoxx600 fechou quase estável, a 0,20%. Muito das oscilações do dia se deve à preocupação com o aumento dos casos de coronavírus na Europa, agravado com a chegada do outono no Hemisfério Norte. O Reino Unido, a Espanha e a França retomam as restrições de circulação. Contudo, o presidente americano Donald Trump sinalizou que não vai voltar com fechamentos.

Agenda do Investidor

Confiança alemã – A Alemanha divulga nesta quarta-feira dados sobre a confiança alemã. O consenso indica resultado de -1 ponto em outubro, uma leve melhora comparando ao -1,8 ponto de setembro.

PMI – Ainda na Alemanha, sai o Índice de Gerentes de Compra, PMI, de setembro. A expectativa é que os setores de serviço, industrial e composto, que inclui ambos, apresentem resultado acima de 50 pontos, indicando aceleração.

Zona do Euro e Reino Unido – O Reino Unido e a Zona do Euro também vão divulgar os PMIs industrial, de serviços e composto. A Zona do Euro deve ter todos eles um pouco acima de 50 pontos. O Reino Unido tem um cenário ligeiramente melhor, com serviços e composto por volta dos 56 pontos e o industrial com 54 pontos.

Nos EUA – Os Estados Unidos também anunciarão os PMIs referentes a setembro, que devem se manter acima dos 50 pontos. Porém, deve ter uma leve desaceleração nos serviços, registrando 54,7 pontos em setembro, enquanto no mês anterior foi 55 pontos.

Sabatina Powell – Esta quarta-feira será o segundo dia da sabatina de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, banco central americano, no Congresso dos Estados Unidos. Na sabatina desta terça, Powell alertou os parlamentares que a recuperação econômica do país dependerá do controle da pandemia. Os diretores do Fed Loretta Mester, de Cleveland, e Charles Evans, de Chicago, vão discursar nesta quarta-feira.

Café com Ferri – Rafael Ferri vai receber o presidente da IRBrasil, Antonio Cássio, no Café com Ferri desta quarta-feira, às 18h00.

Preços ao consumidor – Também terá espaço na agenda do investidor desta quarta o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15, IPCA-15. Ele é usado como prévia para o índice do mês. A expectativa é de um aumento de 0,3%. Além disso, sai o Índice de Preço ao Consumidor Semanal, IPC-S, calculado pela Fundação Getúlio Vargas, FGV. Na semana passada, o índice subiu 0,58%.

Sondagens – Serão divulgadas duas sondagens nesta quarta-feira. Uma é dos consumidores, feita pela Fundação Getúlio Vargas, e a outra é da indústria de construção. Ambas são referentes a setembro.

Transações correntes – O Banco Central, BC, vai divulgar o fluxo cambial desta semana e as transações externas de contas-correntes, ou simplesmente transações correntes, de agosto. No mês passado, as transações correntes tiveram saldo de US$1,6 bilhão. Além disso, saem dados sobre os investimentos estrangeiros diretos também referente a agosto.

Precificação – Serão definidos nesta quarta-feira os preços das ofertas públicas iniciais, IPOs na sigla em inglês, da BR Partners e da Hidrovias do Brasil.

Ata do Japão – O Banco Central do Japão, BoJ, vai divulgar a ata da reunião que definiu a taxa de juros do país.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis