Mover

Agenda do investidor: Pix, vencimento de opções, IGP-10, varejo

Postado por: TC Mover em 13/11/2020 às 21:47

São Paulo, 13 de novembro – A Agenda do Investidor da próxima semana terá o lançamento do Pix. Também estará no radar dos investidores o vencimento de opções sobre ações na B3 e o vencimento quádruplo de opções em Nova Iorque. Ainda nos Estados Unidos e no Reino Unido, saem dados sobre vendas no varejo. No Brasil, a FGV divulga o Índice Geral de Preços – 10, IGP-10. Confira abaixo a Agenda do Investidor completa.

Segunda-feira

Produção industrial – A Agenda do Investidor da segunda-feira inicia com os dados da produção industrial japonês de setembro. A estimativa é de alta de 4% na comparação mensal.

Pix – O novo sistema de pagamentos e transferências, Pix, divulgado pelo Banco Central entra em vigor na segunda. 

Vencimento – Esta segunda também é a data de vencimento das opções sobre ações na B3. Ou seja, é o último dia para o investidor que comprou a opção exercer o direito de comprar ou vender as ações correspondentes.

Relatório Focus – O Banco Central divulga o Relatório Focus. O documento abrange as projeções do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, Produto Interno Bruto, Selic e taxa de câmbio feitas pelo mercado.

Preços – A Fundação Getúlio Vargas, FGV, vai divulgar o Índice Geral de Preços – 10, IGP-10, de novembro. De acordo com a LCA Consultores, a inflação do índice deve ser de 3,18%. Além do IGP-10, a FGV também anunciará o IPC-S, Índice de Preços ao Consumidor Semanal. Na quadrissemana anterior, o índice elevou 0,59%.

Balança comercial – A balança comercial brasileira será divulgada pelo Ministério da Economia. Na semana anterior, o saldo foi de R$1,55 bilhões.

Lucro líquido – A Azul, Qualicorp, CVC, NotreDame Intermédica e IMC mostram o lucro líquido obtido no terceiro trimestre.

Manufatura – Nos Estados Unidos, sai o índice de manufatura Empire Stade de novembro. O consenso do TC aponta 13,0 pontos, superior aos 10,5 do mês anterior.

Discursos – A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, discursará às 10h00, horário de Brasília. Os discursos dos diretores do Federal Reserve Richard e Mary Daly serão, respectivamente, às 14h00 e 15h45, horário de Brasília.

Terça-feira

IPC-Fipe – A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Fipe, vai divulgar na terça-feira o Índice de Preço ao Consumidor, IPC-Fipe. O índice apresentou alta de 1,16% na quadrissemana anterior.

Linx – Em Assembleia Geral Extraordinária às 14h00, a Linx vai se reunir para decidir sobre a proposta de incorporação da Stone. A empresa é disputada também pela Totvs. 

Lucro líquido – Nos EUA, a Walmart vai divulgar os resultados do terceiro trimestre, como o lucro líquido e o EBITDA, lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

Varejo – Saem os dados sobre as vendas do varejo americano de outubro. A expectativa é de alta de 0,50%. O núcleo das vendas do varejo, que exclui automóveis, gasolina, materiais de construção e alimentação, deve apontar elevação de 0,60%.

Produção industrial – Também está no radar dos investidores a produção industrial dos Estados Unidos de outubro, que deve apresentar crescimento de 1%.

Mercado imobiliário – A Agenda do Investidor também terá o índice do mercado imobiliário residencial da associação de corretoras NAHB dos Estados Unidos referente a novembro. A estimativa é de manutenção dos 85 pontos.

Discursos – Às 13h00, Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, fará discurso. Também discursarão os diretores do Federal Reserve, Raphael Bostic, às 15h00 e às 16h45, Mary Daly, às 15h25 e às 16h50, John Williams, às 16h. Todos em horário de Brasília.

Balança comercial – Sai à noite a balança comercial japonesa de outubro. O consenso do TC aponta saldo de 250 bilhões de ienes.

Quarta-feira

IPC – Na madrugada da quarta-feira sai o Índice de Preços ao Consumidor de outubro do Reino Unido e da Zona do Euro. Enquanto no Reino Unido o índice deve cair 0,10%, na Zona do Euro deve subir 0,20%.

Vencimento – Esta quarta-feira é a data de vencimento das opções sobre o Ibovespa.

IGP-M – A Fundação Getúlio Vargas, FGV, vai divulgar a prévia do Índice Geral de Preços do Mercado, IGP-M, de novembro. A prévia anterior apontou alta de 2,92%.

Fluxo cambial – O fluxo cambial será divulgado pelo Banco Central. Na semana anterior, teve saldo negativo de R$186 milhões.

Lucro líquido – A Nvidia vai divulgar os resultados do terceiro trimestre, como o lucro líquido e o EBITDA, lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

Discursos – No radar também terá discursos dos diretores do Federal Reserve Charles Evans, às 12h00, John Williams, às 14h15, James Bullard, às 15h20 e Raphael Bostic, às 21h00 e às 16h45. Todos em horário de Brasília.

Petróleo – A Administração de Informação de Energia, EIA, vai divulgar o estoque de petróleo americano. Na semana anterior, teve resultado de 4,28 milhões de barris.

Quinta-feira

Seguro-desemprego – A Agenda do Investidor da quinta-feira terá o número de pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos, que na semana anterior alcançou 709 mil.

Atividade industrial – Sai nos Estados Unidos o índice de atividade industrial de novembro calculado pelo Federal Reserve de Filadélfia.

Casas usadas – A variação de vendas de casas usadas nos Estados Unidos referente a outubro será divulgada às 12h, horário de Brasília. No mês anterior, foi registrada a alta de 9,40%.

Discurso – Às 5h00, a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, fará discurso. Também discursará a diretora do Federal Reserve Loretta Mester às 10h30 e às14h35. Todos em horário de Brasília.

Japão – Durante a noite será divulgado o Índice de Preços ao Consumidor, IPC, japonês de outubro. Também saem os Índices de Gerentes de Compras, PMIs, industrial, de serviços e composto, que abrange os dois setores, de novembro. 

Reino Unido – O índice GfK de confiança do consumidor do Reino Unido referente a novembro sai também durante a noite de quinta.

Taxa prime – Vai ser definida também a taxa prime de um ano do Banco Popular da China, PBoC, em novembro. No mês anterior, a taxa correspondia a 3,85% ao ano.

Sexta-feira

IPP – A Agenda do Investidor de sexta-feira começa com o Índice de Preços ao Produtor, IPP, da Alemanha referente a outubro.

Varejo – No Reino Unido, saem dados sobre as vendas do varejo de outubro. No mês anterior, o varejo teve alta de 4,7%. O núcleo das vendas do varejo, que exclui automóveis, gasolina, materiais de construção e alimentação, apresentou elevação de 6,40% em setembro.

Consumidor – Já na Zona do Euro, serão divulgados dados sobre confiança do consumidor referentes a novembro.

Vencimento quádruplo – Vale o investidor também ficar de olho nas bolsas americanas. Os negócios devem ser ampliados pelo vencimento de quatro mercados, de opções sobre ações, de opções sobre índices de ações, do mercado futuro de ações e do futuro de índices de ações. É o chamado “quadruple witching”, ou bruxaria quádrupla, quando coincidem os vencimentos desses mercados.

Texto: Letícia Matsuura
Edição: Angelo Pavini
Imagem: Divulgação

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais