TC Mover
Mover

Agenda do Investidor tem IPCA acima do esperado, IGP-M e bolsas subindo

Postado por: TC Mover em 09/10/2020 às 9:46
A Agenda do Investidor de hoje traz a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, de setembro. Trata-se do índice da inflação oficial para as metas do Banco Central. Nos Estados Unidos, teremos dados sobre os estoques do atacado de agosto. Confira.

São Paulo, 9 de outubro – A Agenda do Investidor de hoje traz a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, de setembro. Trata-se do índice da inflação oficial para as metas do Banco Central. Nos Estados Unidos, teremos dados sobre os estoques do atacado de agosto. Confira.

Abertura e fechamento das bolsas mundiais

Em Nova Iorque, a quinta-feira marcou o segundo dia consecutivo de alta nas bolsas. Os índices Dow Jones e S&P500 fecharam com alta de 0,43% e 0,80%, respectivamente. O Nasdaq subiu 0,30%.

No Brasil, o índice Bovespa, disparou 2,51% e encerrou o dia com quase 98 mil pontos. 

Na Ásia, as bolsas encerraram o dia em tendência de queda. Os índices Nikkei e Hang Seng terminaram a quinta-feira caindo 0,12% e 0,31%. O único índice a apresentar alta foi o de Xangai, com alta de 1,68%.

Na Europa, o dia começou com alta no índice Euro Stoxx 600. Por volta das 8h30, o índice subia 0,3%.

Os mercados futuros americanos apontavam para alta nesta manhã. Os futuros dos índices Dow Jones, S&P500 e Nasdaq cresciam 0,47%, 0,49% e 0,39% por volta das 8h30.

Agenda do Investidor

Inflação – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, divulgou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, de setembro. O dado é o índice da inflação oficial usado pelo Banco Central. O índice subiu de 0,24%, registrado em agosto, para 0,64%, acima da expectativa do mercado que era de 0,54%. Em 12 meses, o índice acumula alta de 3,14%, ante 2,44% até agosto, mais que os 3,04% esperados pelos mercados. O número pode ter impacto nos juros.

IPC-Fipe – Ainda sobre inflação, nesta manhã também foi divulgado o Índice de Preços ao Consumidor, calculado pela FIPE. O dado semanal trouxe uma alta de 1,06%, ligeiramente desacelerado em relação ao último levantamento, onde havia subido 1,07%.

Prévia IGP-M – Saiu hoje também a primeira prévia do Índice Geral de Preços do Mercado, IGP-M de outubro, calculado pela Fundação Getúlio Vargas, FGV. O índice geralmente é considerado em correções de contratos e subiu 1,97% nos primeiros 10 dias de coleta, do dia 21 ao dia 30 de setembro, desacelerando em relação à alta de 4,41% do primeiro decêndio de setembro. Em 12 meses, o índice subiu 19,45%, puxado pelos preços no atacado. 

Resultados – A empresa Camil Alimentos fará uma conferência às 11h00 sobre os resultados do segundo trimestre fiscal, encerrado em agosto. A empresa divulgou um lucro líquido de R$138,6 milhões, um aumento de 245,6% na base anual. 

Dados americanos – Nos Estados Unidos, sairão dados sobre os estoques no atacado em agosto. O consenso coletado pelo TC aponta alta de 0,5%. Além disso, a Baker Hughes vai anunciar a contagem de sondas nesta semana.

Produção industrial – No Reino Unido, saiu a produção industrial de agosto com alta de 0,3%, bem abaixo do consenso, que era de aumento de 2,5%. Na comparação anual, o resultado também foi mais negativo, -6,4%, ante expectativa de -4,6%.

PIB e balança comercial – Vale saiu hoje o Produto Interno Bruto do Reino Unido. Em agosto, o PIB subiu 2,1%, menos que os 4,6% projetados. No trimestre que termina em agosto, o dado subiu 8,0%, perto dos 8,2% esperados. Também foi divulgada a balança comercial de agosto, com déficit de 9,01 bilhões de libras, dentro da expectativa.

Texto: Ana Carolina Amaral

Edição: Angelo Pavini 

Imagem: divulgação

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis