TC Mover
Mover

Agenda do investidor: Varejo, saldo em conta corrente, confiança do consumidor

Postado por: TC Mover em 17/09/2020 às 21:47

O Ibovespa subiu 0,42% e fechou esta quinta-feira com 100.097 pontos, ignorando a queda nas bolsas internacionais. Em Nova Iorque, Dow Jones caiu 0,47% e S&P500, 0,84%. O índice Nasdaq despencou 1,27% com a volta da desvalorização das ações das empresas tecnológicas. As incertezas sobre a economia americana deixadas pelo Federal Reserve, Fed, ontem também pesaram no pregão.

As bolsas europeias também encerraram o dia no vermelho. Concentrando as principais ações da Europa, o Stoxx600 caiu 0,51%, puxadas pelo aumento dos casos de coronavírus, pelas dificuldades em negociar a saída do Reino Unido da União Europeia e pelo anúncio do Banco Central inglês sobre estudar a adoção de juros negativo caso a economia não melhore.

Agenda do Investidor

A Agenda do Investidor desta sexta-feira tem vencimento quádruplo, de mercados de opções e futuros de ações e índices nas bolsas novaiorquinas, além de preços ao consumidor e vendas no varejo na Europa. No Brasil, a Fundação Getulio Vargas divulga a segunda prévia do IGP-M e os deputados devem votar a MP sobre poupança digital. Confira;

IPC negativo – Sai nesta sexta-feira o Índice de Preço ao Consumidor, IPC, na Alemanha. O índice deve chegar a -0,10% em agosto, ante 0,20% do mês anterior. A volta da deflação deve aumentar as preocupações com o desaquecimento da economia alemã.

Varejo no Reino Unido – O Reino Unido anuncia dados sobre as vendas do varejo em agosto. O consenso aponta crescimento de 0,70%, desaceleração se comparar o aumento de 3,60% em julho. O núcleo de vendas, que exclui automóveis e combustíveis, deve ter leve alta de 0,40% em agosto. Apesar da desaceleração, a manutenção do crescimento é positiva.

Saldo em conta corrente – A União Europeia divulga o saldo em conta corrente de julho. Em junho, registrou saldo positivo de 17,3 bilhões de euros. Já os Estados Unidos registraram saída de US$104,2 bilhões no primeiro trimestre. A estimativa para o segundo trimestre é de -US$157,9 bilhões.

Em alta – Sai também a segunda prévia do Índice Geral de Preços do Mercado, IGP-M, calculado pela Fundação Getúlio Vargas. A LCA Consultores estima alta de 3,15% nesta prévia, para 2,34% no mês anterior.

Agenda política – Pode ocorrer nesta sexta-feira a votação da MP sobre poupança digital provisória na Câmara dos Deputados. Já o Supremo Tribunal Federal, STF, deve finalizar o julgamento de ação contra privatização de subsidiárias da Petrobrás.

Nos EUA – A Universidade de Michigan vai divulgar o índice que mede a confiança do consumidor em setembro. O índice deve ficar em 67,8, pontos um pouco abaixo dos 68,5 do mês passado. Além disso, a pesquisa de condições de negócios, também feita pela universidade americana, deve registrar crescimento para 83,9.

Nova Iorque – Vale o investidor também ficar de olho nas bolsas americanas. Os negócios devem ser ampliados pelo vencimento de quatro mercados, de opções sobre ações, de opções sobre índices de ações, do mercado futuro de ações e do futuro de índices de ações. É o chamado “quadruple witching”, ou bruxaria quádrupla, quando coincidem os vencimentos desses mercados.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis