TC Mover
Mover

Alta de 58% nas vendas de imóveis em julho mostra recuperação do setor, diz Abrainc

Postado por: TC Mover em 06/10/2020 às 18:22

São Paulo, 6 de outubro – As vendas de imóveis aumentaram 58% em julho em relação ao mesmo mês de 2019, apontam a Associação brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, Abrainc, e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Fipe. Este é o maior crescimento mensal desde maio de 2014.  A alta expressa resiliência do setor diante da crise da Covid-19, explica Luiz Antonio França, presidente da Abrainc.

O indicador mostra a alta de 25,5% nas vendas de imóveis no trimestre terminado em julho comparado ao mesmo período em 2019. Quanto aos lançamentos de novos empreendimentos, subiram 38,2% em julho. Os lançamentos e as vendas de imóveis de médio e alto padrões aumentaram 7,3% e 34,8%, respectivamente, contribuindo para a retomada do setor.

Vendas de imóveis como investimento

A Selic, taxa básica de juros, de 2% ao ano, e o consequente retorno baixo das aplicações de renda fixa contribuem para um maior interesse por imóveis para investimentos. Com o Ibovespa despencando em setembro e chegando ao patamar de junho, alguns investidores também preferem não arriscar com ações. 

Além dos investidores, o juro baixo também atrai os compradores interessados em adquirir o primeiro imóvel, aproveitando a queda nos juros do crédito imobiliário e a forte concorrência entre os bancos, que precisam emprestar mais diante do crescimento dos saldos de poupança. 

“Os números indicam que a Construção está deixando a incerteza no retrovisor. O déficit habitacional de 7,797 milhões de moradias no país reforça a disposição de novos investimentos pelas incorporadoras”, avalia França.

A comercialização de imóveis pelas incorporações cresceu 9% no acumulado de 12 meses em relação aos 12 meses anteriores. A Abrainc e a Fipe calculam as vendas líquidas a partir do volume de vendas e distratos. Em julho, as vendas líquidas subiram 56,2%, enquanto no trimestre terminado em julho aumentaram 21,2%. Nos últimos 12 meses, apresentaram 12,1% de alta.

Texto: Letícia Matsuura
Edição: Angelo Pavini
Imagem: Divulgação

 

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis