Mover

Alta de imposto nos EUA derruba bolsas; no radar, balanços, PMIs, coronavírus: Espresso

Postado por: TC Mover em 22/04/2021 às 20:26
imposto nos EUA

São Paulo, 22 de abril – As bolsas americanas reverteram os ganhos no meio da tarde e fecharam em forte queda após notícia da agência Bloomberg de que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pretende dobrar o imposto sobre ganhos de capital obtidos pelos mais ricos.

Alta do imposto financiaria pacote de estímulos do governo americano

O imposto subiria de 20% hoje para 39,6% para pessoas com renda acima de US$1 milhão por ano. Esta seria uma forma de financiar os pacotes de estímulos do governo para a infraestrutura e combate à pobreza pós-coronavírus. Uma proposta de maior tributação já era esperada desde a eleição de Biden. Contudo, sua confirmação e a proporção do aumento caíram como uma bomba nos mercados e fizeram o S&P500 e o Nasdaq reverterem os ganhos, enquanto o Dow Jones Industrials acentuou as perdas.

Os setores mais atingidos foram os de tecnologia e de empresas de crescimento, que dependem mais de aportes de capital e do apetite dos investidores, que terão ganhos líquidos menores. O movimento atingiu também o Ibovespa, que oscilava entre ganhos e perdas, e acabou fechando abaixo dos 120 mil pontos.

Aumento nos casos de coronavírus preocupa investidores

Contudo, as bolsas já demonstravam cautela antes da notícia sobre o aumento de imposto. Isto mesmo após os dados de pedidos semanais de seguro-desemprego virem abaixo do esperado e no menor nível desde o início da pandemia, indicando melhora do mercado de trabalho americano.

Os balanços de empresas também surpreenderam positivamente, mas o crescimento de casos de coronavírus em vários países, especialmente na Índia e no Japão, e em alguns Estados americanos por conta de novas cepas seguem preocupando os investidores. Hoje, o Texas divulgou a descoberta de uma nova cepa da Covid-19, mais agressiva.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Covid-19 e restrições devem ser gerenciáveis pelos shoppings, diz Fitch

Entrevista exclusiva: Reforma Administrativa deve ser aprovada neste semestre, diz relator

Reforma Administrativa avança na Câmara e cronograma é aprovado

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais