TC Mover
Mover

Alta dos yields assombra fechamento de mês; no radar, vírus no Brasil: Espresso

Postado por: TC Mover em 26/02/2021 às 9:53
yields

São Paulo, 26 de fevereiro – Os futuros dos principais índices acionários dos Estados Unidos operam próximos à estabilidade na manhã desta sexta. Contudo, a tendência é de queda, após o tombo de ontem com a maior aversão ao risco traduzida na disparada dos juros. Os Treasury yields de dez anos chegaram a atingir 1,5% ontem.


Alta nos yields reflete defesa de Powell à manutenção de política de estímulos

O estresse nos yields reflete a fala de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, em sabatina no Congresso, defendendo a manutenção da política de estímulos até uma recuperação segura da economia americana e aliviando o temor por uma alta inflacionária.

O ritmo de avanço dos yields derrubou as bolsas mundo afora, somando-se ao movimento de realização em papéis de tecnologia. Na véspera do final de mês, a realização dá o tom na Europa e na Ásia, que viu todos principais índices derreterem no Japão, China, Austrália e Coreia do Sul, e traz uma pitada a mais de cautela para o investidor nesta sexta-feira.


Brasil bate recorde de mortes por Covid-19

Por aqui, fez aniversário de um ano o primeiro caso de Covid-19 em terras brasileiras. O país bateu o recorde diário de mortes pela doença, com 1.582 perdas. O presidente Jair Bolsonaro voltou a desdenhar de medidas de prevenção à doença, desta vez questionando o uso da máscara.

Em meio ao atraso da vacinação, Ministério da Saúde assinou compra de 20 milhões de doses da indiana Covaxin, que ainda não teve eficácia publicada, e estados e municípios se mexem para comprar suas doses do imunizante da Pfizer em meio à longa negociação do governo federal.

Sem uma luz no fim do túnel da crise sanitária, pensar em uma retomada econômica se torna um desafio cada vez mais complicado. Bolsonaro disse que o auxílio emergencial deve voltar em março com quatro parcelas de R$250 e alertou para o endividamento do país “no limite”. Mas, os parlamentares ainda não finalizaram o texto que pretendem votar na quarta que vem: são quase 200 emendas para alterações do projeto – o que adiciona incerteza a um cenário ainda bastante nebuloso.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.


Leia também

Calendário Econômico: Desemprego, Setor Público, PCE

Auxílio emergencial deve ter quatro parcelas de R$250, diz Bolsonaro

Mansano, Vieira: É necessário contrapartida confiável para trajetória fiscal e novo auxílio

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais