TC Mover
Mover

As mais lidas da semana: Cogna, entrevista com ministro Tarcísio Freitas, sustentabilidade

Postado por: TC Mover em 03/04/2021 às 6:30
mais lidas da semana

São Paulo, 3 de abril – Os efeitos de um impairment e da pandemia no balanço da Cogna, que teve prejuízo de R$3,39 bilhões no quarto trimestre, estão entre as mais lidas da semana da TC Mover. A entrevista do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, à TC Rádio sobre a Infra Week também foi um dos destaques entre os leitores.

Há quatro anos, o setor de proteínas foi afetado pela Operação Carne Fraca. Mas quais foram os efeitos da operação? Foi esse o tema de outra matéria que chegou às mais acessadas, destacando a nova obsessão dessas empresas com sustentabilidade ambiental e as expectativas para 2021. Confira abaixo as notícias mais lidas da semana!

Impairment e pandemia deterioram resultado da Cogna

A Cogna teve seu balanço do quarto trimestre “severamente impactado” pelo impairment, efeito não-caixa que traduz o reconhecimento de perdas no valor recuperável de ativos. A queda de receitas de alunos com a piora da pandemia de Covid-19 também afetou o resultado, disse a companhia em release divulgado na última quarta-feira, 31. Leia aqui a matéria.

Especial: Ministro Tarcísio Freitas espera que Infra Week seja divisor de águas para infraestrutura

Com tom técnico e otimista, o ministro da pasta de infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas falou na última terça-feira, 30, à TC Rádio. Ele defendeu o ajuste fiscal e sinalizou que o Brasil tem um portfólio completo e rentável de opções de investimentos para a inciativa privada. Além disso, afirmou categoricamente que o país vai contar com a Ferrogrão, principal projeto logístico nacional. Leia aqui a entrevista.

Especial: Obcecado por ESG, setor de proteínas busca consolidação e olha para a China

Quatro anos depois da Operação Carne Fraca, que revelou um milionário esquema de suborno montado por frigoríficos para não sofrerem fiscalização sanitária, o setor de proteínas levanta a bandeira da sustentabilidade como uma verdadeira obsessão, e uma forma de redenção. Leia aqui a matéria.

Mansano: Por que se preocupar com o Canal de Suez?

A economista-chefe do TC, Fernanda Mansano, explica como o bloqueio do Canal de Suez, no Egito, por um navio cargueiro pode afetar as percepções de risco e a inflação ao redor do mundo. Para ela, a continuidade do bloqueio pode gerar uma crise no lado da oferta, pela diminuição de commodities e de produtos frente a uma atividade econômica mundial aquecida, impactando os índices inflacionários pelo mundo. Leia aqui a coluna.

Mineração Usiminas arremata área mais cara em leilão da ANM

A Mineração Usiminas arrematou o maior lote do leilão realizado na última segunda-feira, 29, pela Agência Nacional de Mineração, ANM, na esteira da resiliência do preço do minério de ferro e outras matérias-primas para o negócio de siderurgia. Leia aqui a matéria.

Morgan Stanley adiciona CSN Mineração e Iguatemi em carteira da América Latina

O Morgan Stanley incluiu as ações ordinárias da CSN Mineração e da Iguatemi em sua carteira recomendada de ações da América Latina para abril, de olho na alta do minério de ferro e na perspectiva de reabertura econômica no segundo semestre. Leia aqui a matéria.

BNDES espera precificar oferta de debêntures da Vale em 12 de abril

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, deu início na segunda-feira, 29, à oferta de venda de mais de 214 milhões de debêntures participativas da Vale. O movimento deve ajudar o banco estatal a levantar quase R$13 bilhões e repagar o Tesouro Nacional por empréstimos feitos durante os governos do PT. Leia aqui a matéria.

Texto: João Pedro Malar
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / TC


Leia também

Sena: De poemas, sutilezas e balanços no Brasil – o caso da Enjoei

Pontes: Lucro, fluxo de caixa e accruals – não é um mero ajuste contábil sem efeito caixa

Especial: Obcecado por ESG, setor de proteínas busca consolidação e olha para a China

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais