Mover

Associação das fintechs diz que está em contato com reguladores após denúncias sobre Pix

Postado por: TC Mover em 21/10/2020 às 16:28
A Associação Brasileira de Fintechs, ABFintechs, anunciou hoje que está discutindo com as autoridades reguladoras do mercado financeiro como fortalecer o setor, considerando os impactos da pandemia do coronavírus na economia nacional.

São Paulo, 21 de outubro – A Associação Brasileira de Fintechs, ABFintechs, anunciou hoje que está discutindo com as autoridades reguladoras do mercado financeiro como fortalecer o setor, considerando os impactos da pandemia do coronavírus na economia nacional. O comunicado veio depois de vários clientes de empresas digitais reclamarem que tiveram chaves de cadastro do novo sistema de pagamentos Pix registradas sem autorização. De acordo com a associação, as fintechs têm papel importante na retomada da economia.

A iniciativa, segundo a ABFintechs, tem o objetivo de manter o compromisso da associação com os associados e os resultados alcançados serão apresentados em breve. A instituição lembrou que as fintechs tem como essência inovar, facilitar e agilizar os serviços e produtos financeiros.

Fintechs e os cadastros Pix

O C6, o Nubank e o Mercado Pago, setor financeiro do Mercado Livre, foram notificados na segunda-feira, 19, pelo Procon-SP por denúncias de cadastramentos indevidos da chave Pix. O prazo para prestar esclarecimentos sobre as reclamações dos consumidores é hoje.

A Fintech Nubank e o Mercado Pago divulgaram notas dizendo que o cadastro é realizado apenas com o consentimento do consumidor. O C6 respondeu em nota que “todos os casos são resolvidos sempre sem prejuízo ao consumidor”.

As reclamações de cadastramentos indevidos se avolumaram após o Banco Central, BC, divulgar um ranking com as instituições financeiras na quarta-feira passada, 14. A Nubank e o Mercado Pago lideraram a lista.

Texto: Letícia Matsuura

Edição: Angelo Pavini

Arte: Vinícius Martins/TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais