TC Mover
Mover

Ativos de risco derretem com vírus e bancos em início de semana turbulento: Espresso

Postado por: TC Mover em 21/09/2020 às 8:23
A aversão ao risco entre os investidores globais dispara na manhã desta segunda-feira de dados econômicos, discursos e vencimento de opções sobre ações no Brasil.

Arte: Nathália Reiter/TC Mover

A aversão ao risco entre os investidores globais dispara na manhã desta segunda-feira de dados econômicos, discursos e vencimento de opções sobre ações no Brasil, após uma investigação jornalística revelar que os bancos britânicos HSBC e Standard Chartered, entre outros gigantes do setor, movimentaram mais de US$2 trilhões de fundos ilícitos por quase duas décadas.

As ações do Standard Chartered recuavam mais de 5% e as do HSBC tocavam a mínima em mais de 25 anos na madrugada de hoje com a notícia, da qual falaremos um pouco mais para frente. A perda se alastra por outras instituições, o que leva o fundo de índices financeiro XLF a cair mais de 2,5% no pré-mercado em Nova Iorque.

A investigação atinge em cheio um setor já bastante castigado desde o início da pandemia com a possível explosão de inadimplência. O índice CBOE VIX de volatilidade, uma medida do temor dos investidores, dispara quase 16%. Ou seja, nos espera uma segunda-feira de cinquenta tons de vermelho.

As ações europeias têm sua pior queda em mais de dois meses, refletindo também a degringolada nas novas infecções do coronavírus na Europa – especialmente na França, Espanha e Reino Unido.

Em mais sinais de aversão ao risco, os rendimentos dos Treasuries americanos de dez anos recuam 3 pontos-base, o dólar americano se fortalece 0,41% ante seus pares e os futuros do índice S&P500 despencam 1,61%, sugerindo que as bolsas americanas podem ter mais uma queda semanal.

As tensões geopolíticas também fazem preço, enquanto Republicanos e Democratas decidem se o magistrado que substituirá Ruth Bader Ginsburg na Suprema Corte americana será escolhido antes ou depois das eleições. As eleições presidenciais nos Estados Unidos deixam o mercado ainda mais lateralizado.

Para hoje, por aqui teremos o vencimento de opções na B3. Fique atento aos discursos da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, e de três diretores do Federal Reserve: Lael Brainard, Robert Kaplan e John Williams.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis