TC Mover
Mover

Banco Central ouve economistas divididos sobre inflação

Postado por: TC Mover em 17/05/2021 às 20:40
Banco Central ouve mercado

São Paulo, 17 de maio – Três diretores do Banco Central, Bruno Serra, da Política Monetária, Fabio Kanczuk, da Política Econômica, e Paulo Souza, da Fiscalização, promoveram nesta segunda-feira as tradicionais reuniões trimestrais para captar percepções de economistas. Eles ouviram o mercado dividido sobre preocupações com a inflação, segundo relatos de participantes dos encontros.


Ala dos temerosos à inflação defendeu tirar menção à normalização parcial, disse fonte

“Os economistas se mostraram bem divididos. Uma ala defendeu tirar a menção à normalização parcial”, disse à TC Mover um participante do encontro. Essa ala seria a dos especialistas mais temerosos que a alta do índice de preços em 2021, acima de 5,00%, contamine as expectativas para 2022.

Na sexta-feira passada, Bruno Serra admitiu que o ajuste da taxa básica de juros, conhecida como taxa Selic, poderia ser total, e não parcial. O Comitê de Política Monetária do Banco Central, Copom, sinalizou na última ata e comunicado, que isto ocorreria caso as condições econômicas mudem. Com o ajuste total, a taxa Selic poderia chegar ao juro neutro, estimado em 6,50%, sem solavancos ou paradas, que estariam presentes na normalização parcial.


Banco Central evitou dar orientação no encontro

De acordo com o relato, o Banco Central ouviu mais do que falou no encontro, tentando evitar dar alguma orientação. O Valor também falou com economistas que estiveram presentes e o otimismo com desempenho da economia foi outro dos destaques.

Após os dados do IBC-Br de março, diversos participantes informaram que revisaram suas estimativas de crescimento. As projeções estão majoritariamente na casa de 4,00%, mas um participante revelou expectativa de 5,10% para o Produto Interno Bruto, PIB, de 2021, disse a publicação.

Nesta terça-feira, os dirigentes devem ter novos encontros com especialistas. Porém, a agenda oficial do Banco Central ainda não foi divulgada. Os encontros são realizados pelo BC trimestralmente e servem como base para a elaboração do Relatório de Inflação da autoridade monetária.

Texto: Bárbara Leite
Edição: Clara Guimarães e Letícia Matsuura
Imagem: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Ibovespa sobe com commodities; no radar, estímulos, CPI da Covid, reformas: Espresso

Nogueira: 3 Lições da polêmica entre Elon Musk e Bitcoin

Especial: “Divórcio amigável” da Petrobras faz da BR Distribuidora papel estrela na bolsa

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais