TC Mover
Mover

Bancos começam temporada de balanços nos EUA; inflação, serviços, reformas, política no radar: Espresso

Postado por: TC Mover em 13/07/2021 às 10:00
Balanços de bancos nos EUA

São Paulo, 13 de julho – A temporada de balanços do segundo trimestre nos EUA dá a largada com os resultados de dois dos maiores bancos do mundo. O JPMorgan e o Goldman Sachs já saíram e vieram acima do consenso. A PepsiCo também divulgou os resultados acima do consenso.

O otimismo com resultados dos bancos, que testarão o lastro dos preços esticados de muitos papéis, pode ser temperado pelo panorama das empresas para o restante do ano. Parte das condições que garantiram os seguidos recordes nas bolsas no segundo semestre, incluindo estímulos fiscais e monetários, pode começar a sair de cena. Um dado crucial para a discussão o comportamento da inflação ao consumidor nos EUA, divulgado nesta manhã.

O Índice de Preços ao Consumidor, IPC, dos EUA subiu 0,9% em junho, acima do consenso. Um dos desafios do Federal Reserve, banco central americano, é entender quanto da inflação da retomada é temporária. É o que ainda defende o presidente da autarquia, Jerome Powell, afastando ação imediata de redução de estímulos. Mas sua estratégia enfrenta oposição.

Balanços de bancos não seguram pré-mercado nos EUA após divulgação da inflação

Em entrevista ao The Wall Street Journal, o diretor do Federal Reserve de St. Louis, James Bullard, diz que a economia americana já está pronta para começar a eliminar estímulos. Às 13h00, outros três dirigentes do Federal Reserve participam de evento e podem comentar a inflação de junho. Depois de renovar recordes pela segunda sessão consecutiva ontem, o pré-mercado de Nova York está misto após os balanços de bancos. Contudo, com a divulgação da inflação, os três índices futuros americanos passaram a cair.

O Índice Dólar DXY sobe levemente, e os rendimentos dos títulos longos do Tesouro americano são estáveis. Os mercados europeus seguem preocupados com as variantes do coronavírus, mas bancos britânicos sobem, com sinal verde para voltar a pagar dividendos.

Outro dado animador, que fez o minério de ferro saltar mais de 3% na bolsa de Dalian, foi o crescimento de importações e exportações da China bem acima do consenso em junho, amenizando receios de desaceleração. O petróleo sobe, recuperando perdas recentes. Estoques semanais da commodity nos EUA sairão às 17h30.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Calendário Econômico: Serviços, IPC, balanços

Exterior e Reforma Tributária animam Ibovespa; no radar, serviços, inflação, balanços: Espresso

Desaprovação do Congresso e do STF sobe, diz Datafolha

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais