BC piora projeção de alta do PIB em 2021 e reforça mensagem na política monetária - TC
TC Mover
Mover

BC piora projeção de alta do PIB em 2021 e reforça mensagem na política monetária

Postado por: TC Mover em 17/12/2020 às 11:21

São Paulo, 17 de dezembro – O Banco Central, BC, piorou timidamente sua projeção para o desempenho do Produto Interno Bruto, PIB, do ano que vem, citando as incertezas quanto à reabertura total da economia e o resultado de uma eventual vacinação contra a Covid-19. Quanto à política monetária, a autarquia reforçou a mensagem de que o salto recente na inflação é temporário e que a orientação futura demanda condicionalidades.

BC projeta inflação de 1,09% para dezembro e alta de 3,8% no PIB de 2021

No seu Relatório Trimestral de Inflação, o BC projeta o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, para dezembro em 1,09%, causado pela forte alta nos preços dos alimentos, mas o órgão espera uma desaceleração no indicador já a partir de janeiro. Calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, o IPCA é o índice da inflação oficial do BC.

Mais otimista com o fim da crise sanitária e econômica por causa da pandemia, o BC reduziu a projeção da contração do PIB para 2020 de 5,0% para 4,4%, porém também reduziu a previsão de alta no indicador de 3,9% para 3,8% em 2021.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o diretor de política econômica da entidade, Fábio Kanczuk, explicam detalhes do RTI em coletiva a partir das 11h00. Na semana passada, o comitê decisório dos juros do BC manteve a taxa básica de juros Selic em sua mínima histórica de 2,00% ao ano pela terceira reunião consecutiva e disse que, por conta do pior quadro inflacionário, as condições para sua orientação de não elevar os juros básicos podem em breve não estar mais satisfeitas. As mesmas diretrizes foram repetidas no Relatório Trimestral de Inflação. 

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Guillermo Parra-Bernal e Letícia Matsuura
Imagem: Vinícius Martins/TC

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais