TC Mover
Mover

Bolsas americanas caem com Bitcoin e FOMC; no radar, emprego EUA, estímulos, Eletrobras, CPI: Espresso

Postado por: TC Mover em 19/05/2021 às 20:08
Bolsas americanas caíram com Bitcoin e ata do FOMC

São Paulo, 19 de maio – As bolsas americanas reduziram as fortes perdas registradas durante a manhã. Elas fecharam perto da estabilidade, com os investidores se recuperando do susto com a queda de mais de 30% do Bitcoin e que provocou uma onda de aversão ao risco e zeragem de posições de grandes fundos em ações.


Ata do FOMC freou recuperação das bolsas americanas

A recuperação das bolsas americanas não foi total porque a ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto, FOMC, dos EUA indicou início de preocupação dentro do banco central americano com a retirada dos estímulos para os mercados. Ela também trouxe a sugestão de alguns participantes para que a discussão sobre a redução das recompras de títulos comece já nos próximos encontros.

Já no Brasil, o Ibovespa chegou a zerar as perdas. Contudo, fechou em pequena queda, mantendo-se próximo dos 123 mil pontos. A expectativa de aprovação entre hoje e amanhã da proposta de privatização da Eletrobras, a MP da Eletrobras, e com a votação amanhã do texto da Reforma Tributária animam os investidores.

As expectativas também reduziram o impacto negativo do depoimento do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello na Comissão Parlamentar de Inquérito do coronavírus, a CPI da Covid. A fala foi interrompida após o general passar mal e será retomada amanhã, às 10h. O desempenho foi elogiado pela base do governo.


Câmara avançou em discussão sobre MP da Eletrobras, e Reforma Administrativa será discutida na CCJ

Em seu parecer à MP da Eletrobras, o deputado Elmar Nascimento atendeu a mais um pleito do governo e retirou exigência de contratação prévia das térmicas para a privatização da companhia. Para consolidar as novas mudanças em seu relatório, o deputado distribuiu um outro documento, mas sem prejudicar os acordos e a análise da proposta.

A sessão caminha para votação do texto principal da MP ainda hoje. Amanhã, o parecer de admissibilidade da Reforma Administrativa deve ser votado pela Comissão de Constituição e Justiça, CCJ, da Câmara.

Na fraca agenda econômica de amanhã, o destaque vai para os pedidos de seguro-desemprego semanais nos EUA. A perspectiva é de manutenção em torno de 450 mil, reforçando o cenário de retomada da economia americana com a vacinação e a reabertura de atividades, especialmente serviços e turismo.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Câmara dos Deputados começa a discutir MP da Eletrobras

Ata do FOMC anima, mas dá sinais de redução de recompras

Leite: Federal Reserve pode não estar errado sobre inflação nos EUA

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais