TC Mover
Mover

Bolsas americanas oscilam após Jerome Powell; no radar, Joe Biden, PIB dos EUA, balanços, inflação, CPI da Covid: Espresso

Postado por: TC Mover em 28/04/2021 às 20:01
Bolsas americanas caem

São Paulo, 28 de abril – As bolsas americanas terminaram o dia em ligeira queda. Enquanto isso, o Ibovespa voltou a se descolar do mercado internacional e fechou em alta de mais de 1,00%, retomando os 121 mil pontos.


Jerome Powell assusta bolsas americanas

Os principais eventos do dia, a decisão de política monetária do Federal Reserve e o discurso de seu presidente, Jerome Powell, reduziram os temores dos mercados de uma redução dos estímulos monetários mesmo com uma eventual alta da inflação. Com isso, reforçaram o tom mais otimista para a economia americana. Os investidores só não gostaram quando Jerome Powell comentou que considera os preços de alguns ativos muito altos. Segundo ele, poderia haver “espuma” na forte valorização das ações.

Assim, as bolsas americanas terminaram o dia em baixa também pela cautela com os balanços. A expectativa com o primeiro discurso do presidente Joe Biden no Congresso americano hoje, a partir das 21h30 do Brasil, também influenciou.

Joe Biden deve anunciar um plano de ajuda para as famílias americanas de US$1,8 trilhão, que se somará ao de US$2,3 trilhões de estímulos para a infraestrutura já em discussão no Congresso. A preocupação dos mercados, além do aumento da dívida pública, é com a perspectiva de aumentos de impostos sobre ganhos de capital dos mais ricos e grandes empresas.


PIB dos EUA deve apresentar crescimento de 6,00% no primeiro trimestre

Na agenda econômica, o destaque será o PIB dos Estados Unidos no primeiro trimestre, que deve apresentar expansão de 6,00% anualizados sobre o trimestre anterior, ante 4,3% no quarto trimestre. A aceleração deve confirmar as perspectivas de retomada da atividade com o avanço da vacinação e os estímulos fiscais, e pode despertar o receio de alta da inflação.

Amanhã também saem os dados semanais de pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos, que podem reforçar a tendência de melhora do mercado de trabalho. Além disso, serão divulgadas as vendas pendentes de moradias de março.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Ex-ministro Mandetta estreará na CPI da Covid

Movida aumenta lucro com aluguel de carros, e espera volatilidade

Inflação no Brasil não parece tão temporária, diz Credit Suisse

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais