Mover

Bolsas caem em dia de realização; no radar, IPCA, fiscal, política: Espresso

Postado por: TC Mover em 11/01/2021 às 20:17

São Paulo, 11 de janeiro – As bolsas globais passaram a primeira sessão da semana em território negativo, com a pressão da realização de lucros somando às preocupações quanto ao avanço do coronavírus.

 

Com cidades brasileiras adotando lockdown, assim como regiões da Europa, a ameaça de novos fechamentos, e a descoberta de mais uma variante do coronavírus – agora no Japão – adicionam cautela.

 

A situação delicada da política americana, com o rumo incerto do presidente Donald Trump, agrava o mau humor nos mercados. Hoje, os deputados democratas entraram com pedido de Impeachment contra o presidente, que, segundo os parlamentares, já tem 213 assinaturas a favor. Enquanto isso, o FBI alerta para protestos armados organizados para mais de 50 prédios oficiais a partir do dia 16.

 

Discussões sobre fiscal, auxílio emergencial e vacinação estão no radar

 

No cenário doméstico, o quadro fiscal segue no radar, enquanto emergem discussões sobre a possibilidade de um novo auxílio emergencial. A dificuldade de organização e entendimento entre governo federal e estaduais quanto à vacinação contra a Covid-19 também seguem sob monitoramento dos mercados.

 

Inflação domina agenda econômica de terça

 

O Índice de Preço ao Consumidor Amplo, IPCA, de dezembro e de 2020 são os grandes destaques da agenda de amanhã. Para a LCA, a inflação oficial deve subir a 4,38% no acumulado de 12 meses, acima dos 4,31% de novembro. Energia e educação devem pressionar o índice, com antecipação da bandeira vermelha em dezembro e reajustes de mensalidades, estima o Bradesco.

 

Outro índice inflacionário, a primeira prévia do IGP-M de janeiro, também será divulgado. Para a GO Associados, altas das commodities e do dólar, La Niña e descongelamento de reajustes vão pesar nos preços em 2021.

 

 

Texto: TC Mover
Edição: Guillermo Parra-Bernal e Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais