TC Mover
Mover

Bolsas caem à espera do FOMC; no radar, Copom, vencimentos, reformas, Eletrobras: Espresso

Postado por: TC Mover em 15/06/2021 às 20:02
Bolsas nos EUA e no Brasil

São Paulo, 15 de junho – As bolsas fecharam em queda hoje nos EUA e no Brasil. Os investidores aumentaram a cautela na véspera da decisão de juros nos dois países, na chamada Superquarta. Além disso, amanhã haverá vencimento dos mercados de opções e de futuro de Índice Bovespa, o que também deve ampliar as oscilações dos papéis de maior peso no indicador.


Varejo e IPP nos EUA reforçaram cautela nas bolsas

Hoje, a cautela vista nas bolsas foi reforçada pelos números mais fracos de vendas no varejo nos EUA, acompanhados de um Índice de Preços ao Produtor, IPP, acima do esperado. Isto reforçou a preocupação com uma mudança de discurso do Federal Reserve sobre manter os estímulos monetários ainda por vários meses.

As commodities também caíram, com exceção do petróleo, que segue nos maiores preços em mais de dois anos. Nos Estados Unidos, a preocupação é também com a dificuldade do presidente Joe Biden em aprovar um pacote de estímulos para a infraestrutura no Congresso. Há resistências dentro do próprio partido democrata no Senado, onde a maioria do governo é apertada.

Os juros longos americanos recuaram ligeiramente e o rendimento do Treasury de dez anos encerrou o dia em 1,49% ao ano, ante 1,50% ontem. O dólar ficou estável em relação às principais moedas, assim como o Bitcoin, que no fim do dia era negociado perto dos US$40 mil.


Projeções dos diretores do Federal Reserve deve sair junto com decisão de juros

Na agenda de amanhã, todas as atenções estarão na decisão de juros do Comitê Federal de Mercado Aberto do Federal Reserve, FOMC, às 15h00 do Brasil. O discurso do presidente da autarquia, Jerome Powell, será às 15h30.

O FOMC deve manter os juros básicos da economia americana perto de zero e o programa de recompra de títulos. Junto com a decisão, devem ser divulgadas as projeções dos diretores do banco central americano para a economia, que saem a cada quatro meses, os Dot Plot. Os dados devem mostrar uma melhora na atividade e no emprego, mas também um aumento da inflação.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Brasil é um dos países que mais lucraram com Bitcoin em 2020

Fora do Ibovespa, Fertilizantes Heringer tomba e Viver dispara

Projeções para o PIB em 2021 sobem com chuva de revisões

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais