TC Mover
Mover

Bolsas caem; no radar, incerteza com estímulos nos EUA, Brexit, Guedes: Espresso

Postado por: TC Mover em 11/12/2020 às 9:34

São Paulo, 11 de dezembro – O movimento das bolsas na Europa e na Ásia e dos futuros dos índices acionários dos Estados Unidos aponta para uma sexta-feira de cautela. Para os mercados europeus, pesa a expectativa cada vez menor de uma saída amigável do Reino Unido da União Europeia após autoridades das duas partes indicarem a grande possibilidade de uma ruptura abrupta antes da virada do ano. 

Nos EUA, nem mesmo o anúncio de que um painel da agência reguladora da saúde, a FDA, aprovou o uso emergencial da vacina da Pfizer e BioNTech no país anima o pré-mercado de Nova Iorque, que opera no vermelho. 

Por trás disso, o investidor cita a falta de acordo entre republicanos e democratas do Congresso para estender o pacote de estímulos fiscais para o combate à pandemia do coronavírus. Enquanto isso, as infecções e internações por coronavírus não param de subir Brasil e mundo afora, elevando as incertezas antes das festividades de Natal.

Guedes participa de audiência sobre finanças da União na pandemia

Com tão pouca visibilidade, o que nos resta é analisar números e fatos com cuidado, prestando atenção no caminho que eles nos indicam. Hoje, aqui no Brasil, teremos os dados do setor de serviços de outubro, com expectativa de queda de 7,7% na base anual, indicando que a retomada do setor mais atingido pela crise ainda está longe de voltar ao normal. 

No noticiário, o destaque é a fixação de meta para as contas públicas em 2021, quando o rombo deve ficar perto dos R$ 200 bilhões. Às 16h30, o ministro da Economia, Paulo Guedes, participa de uma audiência no Congresso sobre a execução financeira da União na pandemia, podendo indicar novidades a respeito dessa meta e do compromisso com o equilíbrio fiscal – o que ainda pesa nos juros futuros. 

O Banco Central faz leilão extraordinário de swap cambial às 11h30, podendo derrubar o dólar futuro para abaixo dos R$5,00. No mundo corporativo, destaque para a estreia da incorporadora Alphaville.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais