TC Mover
Mover

Bolsas caem no pós-FOMC: no radar, bruxarias, commodities, Eletrobras, reformas: Espresso

Postado por: TC Mover em 17/06/2021 às 19:55
Bolsas nos EUA e no Brasil

São Paulo, 17 de junho – As bolsas fecharam em queda hoje nos EUA e no Brasil. Os tombos refletiram ainda a sinalização de ontem do Federal Reserve de que os juros podem subir nos EUA antes do esperado e uma retração forte dos preços das commodities.


Ações da China para deter alta das commodities acentuou queda das bolsas

A decisão da China de liberar estoques para deter a alta das matérias-primas acentuou o ajuste das bolsas, derrubando as ações de commodities. Além disso, ajudou na queda dos juros longos americanos. O rendimento do Treasury de dez anos caiu de 1,569% ontem para 1,511% no fim do dia de hoje. Enquanto isso, o rendimento do papel de 30 anos recuou de 2,209% para 2,098%. Eles refletiram a expectativa de menor pressão das matérias-primas sobre a inflação e o efeito do aumento dos juros do Federal Reserve sobre os preços no longo prazo.

A disparada dos juros longos ontem também provocou coberturas de posições de grandes fundos e atraiu investidores para os papéis do Tesouro americano em um ambiente de alta liquidez global, favorecendo a queda dos yields hoje. Um sinal desse interesse pelos títulos aparece também no dólar, que teve forte valorização diante de outras moedas, levando o índice DXY a registrar alta de 0,86% e acumulando 1,5% desde a divulgação da decisão do FOMC e das projeções para os juros ontem à tarde.

O ouro derreteu e encerrou o dia em queda de 4,68% em Nova York, acompanhando outras commodities, como petróleo, com o Brent perdendo 1,7%. O índice de commodities da Bloomberg terminou o dia em baixa de 3,55%, com quedas fortes tanto em produtos agrícolas quanto em metais. Já o Nasdaq manteve a alta, com os investidores revertendo a rotação dos últimos meses, de saída de papéis ligados à tecnologia para os atrelados à atividade.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Casa Branca enviará vacinas ao Brasil nas próximas semanas

JPMorgan eleva ações brasileiras para compra com reabertura

Projeções da taxa Selic para 2021 sobem após Copom

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais