Bolsas derretem após ata do FOMC; no radar, riscos fiscais - TC
TC Mover
Mover

Bolsas derretem após ata do FOMC; no radar, emprego nos EUA, coronavírus, riscos fiscais: Espresso

Postado por: TC Mover em 18/08/2021 às 19:23
Bolsas nos EUA e no Brasil

São Paulo, 18 de agosto – O humor das bolsas piorou após a ata da última reunião do comitê decisório do Federal Reserve, FOMC, indicar que a discussão sobre a redução das recompras de títulos já começou. Também sinalizou que o chamado “tapering” pode ter início ainda este ano.  O Dow Jones e o S&P500 fecharam nas mínimas do dia, com a segunda perda seguida.

Já no Brasil, as dificuldades em aprovar a Reforma do Imposto de Renda aumentaram a preocupação com o equilíbrio fiscal. Isto fez com que o dólar e os juros disparassem. Enquanto isso, o Ibovespa terminava em baixa em meio aos vencimentos de opções e futuro de índice.

Ata do FOMC e setor de energia pesam nas bolsas

As bolsas americanas encerraram negativas, após ata da última reunião do Federal Reserve mostrar que muitos participantes defendem a redução das recompras de títulos ainda neste ano. Com isso, Dow Jones, S&P500 e Nasdaq 100 amargaram perdas, encerrando com quedas de 1,08%, 1,07% e 0,97%, respectivamente.

O setor de energia também pesou nos índices nesta quarta-feira, 18, com tombo do petróleo devido à preocupação com perspectivas para a demanda e aumento dos casos de coronavírus. O Brent e o WTI com entregas para outubro caíram 1,16% e 1,70%, respectivamente.

A ata da última reunião do Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve de julho mostrou que o banco central americano não só começou a discutir a redução das recompras de títulos, que injetam US$120 bilhões todo mês no mercado, mas também que muitos de seus integrantes defendem que essa redução, ou “tapering”, tenha início já neste ano. Segundo a ata, a expectativa é de continuidade do crescimento da economia no segundo semestre, mas preocupações com a variante Delta e gargalos de insumos ainda dividem os dirigentes do Fed sobre o “tapering”.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / Mover


Leia também

Especial: Balanços robustos elevam desconto da Bolsa e escancaram peso do risco-país

Ata do FOMC mostra discussão sobre “tapering” e apoio a início já neste ano

Especial: Adiamento da Reforma do Imposto de Renda embute risco de sustentação política a Paulo Guedes

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais