TC Mover
Mover

Bolsas e petróleo sobem; Butantan e Orçamento no radar: Espresso

Postado por: TC Mover em 26/03/2021 às 9:40

São Paulo, 26 de março – O tom positivo das bolsas americanas após o discurso do presidente Joe Biden, ontem, prometendo alcançar 200 milhões de imunizantes aplicados em cem dias de governo, se mantém nesta manhã nos índices futuros de Nova Iorque e anima as bolsas europeias. A cúpula europeia agiu ontem para reorganizar a vacinação no bloco, e o índice alemão de confiança empresarial Ifo veio acima do consenso.


Treasuries yields sobem, mas ainda distante dos picos

Saiu hoje nos Estados Unidos o chamado Deflator do Gasto Pessoal, PCE, a medida favorita de variação de preços do Federal Reserve. Houve inflação de 0,20% em fevereiro na comparação mensal. Os Rendimentos dos Treasuries, chamados Treasuries yields, sobem, contudo, distantes dos picos das últimas semanas. Também sairão os dados de gastos pessoais e renda dos americanos.

O otimismo com a retomada e o encalhe do Evergreen no Canal de Suez, que pode durar semanas, puxam os preços do petróleo. O Índice Dólar DXY recua após dois dias de ganhos. A divisa americana alivia para a maioria das emergentes, mas a lira turca volta a estar sob estresse.


Butantan deve pedir autorização para testar vacina própria

No Brasil, a ótima notícia da manhã é que o Instituto Butantan pedirá autorização para testar uma vacina anti-covid própria que poderia render 40 milhões de doses já no fim do ano. O Orçamento foi aprovado pelo Senado no fim da noite e vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro. Suas relações com o centrão continuam no radar. Ontem, Bolsonaro pediu, e Arthur Lira, o presidente da Câmara, foi ao seu encontro no Planalto.

Na saída, o presidente da República disse que há “zero problema” entre os dois. Mas o chanceler Ernesto Araújo continua sob bombardeio do centrão. Ele é o alvo número 1 de ação maior do bloco de centro-direita para minar a ala “ideológica” no governo. A Folha de S.Paulo diz que o centrão gostaria de remover o ministro Ricardo Salles do Meio Ambiente. E o Valor Econômico relata que o ministro da Economia, Paulo Guedes, criou forte mal-estar no Senado ao criticar o Instituto Fiscal Independente, IFI, o órgão da Casa legislativa que acompanha a situação fiscal.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / TC Mover

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.


Leia também

Calendário Econômico: Balanços, bandeira tarifária, PCE

Bolsas sobem com atividades; no radar, PCE, orçamento, Bolsonaro: Espresso

Bolsonaro formaliza comitê contra Covid-19

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais