Mover

Bolsas europeias avançam; no radar, relatório de inflação e seguro-desemprego: Espresso

Postado por: TC Mover em 17/12/2020 às 9:54

São Paulo, 17 de dezembro – As bolsas europeias avançam nesta quinta-feira, com os esforços das nações da Zona do Euro para acelerar o programa de vacinação contra a Covid-19 antes do Natal. 

Em mais um sinal da virulência com que as infecções se espalham pela região, hoje o governo francês disse que o presidente Emmanuel Macron testou positivo para a doença e ficará recluso por sete dias.

 No movimento altista no índice pan-europeu Stoxx Europe 600 está o retorno do investidor às ações cíclicas, como mineradoras e agências de viagens. O sentimento melhora após os líderes da União Europeia aprovarem pacote de estímulo de 1,8 trilhão de euros ontem. 

Os futuros do índice S&P500 sobem na expectativa de que o pacote de socorro à economia americana, de aproximadamente US$900 bilhões, seja anunciado a qualquer momento. Na decisão de juros de ontem, o Federal Reserve frustrou as expectativas de uma leve mudança nas regras do programa de compra de títulos. Os rendimentos dos Treasuries americanos de dez anos dispararam após a decisão, mas hoje negociam estáveis, na casa do 0,92%.

O Bitcoin ultrapassou US$22 mil pela primeira vez. O petróleo manteve as altas na sequência de uma queda surpreendente nos estoques de petróleo dos Estados Unidos. Hoje, dados e o noticiário sobre o pacote de ajuda nos EUA podem desestabilizar o ambiente. 

Seguro-desemprego nos EUA e Relatório Trimestral de Inflação estão no radar

Teremos os pedidos semanais de seguro-desemprego, a Sondagem Industrial da Filadélfia e dados de novas construções – tudo isso, nos Estados Unidos. Problemas com a distribuição da vacina da Pfizer e reações alérgicas no Alasca podem também preocupar os investidores. 

Na Europa, os dados de inflação ao consumidor de novembro vieram em linha com o consenso. No Brasil, a expectativa é com o Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central, que pode ajudar a entender quando a taxa básica de juros Selic deve voltar a subir. 

O presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, e o diretor de política econômica do BC, Fabio Kanczuk, comentam os números em coletiva por volta das 11h00. O Congresso aprovou ontem o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021, que dá os rumos do Orçamento no próximo ano.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais