Bolsas europeias avançam; no radar, relatório de inflação e seguro-desemprego: Espresso

São Paulo, 17 de dezembro – As bolsas europeias avançam nesta quinta-feira, com os esforços das nações da Zona do Euro para acelerar o programa de vacinação contra a Covid-19 antes do Natal.
Em mais um sinal da virulência com que as infecções se espalham pela região, hoje o governo francês disse que o presidente Emmanuel Macron testou positivo para a doença e ficará recluso por sete dias.
No movimento altista no índice pan-europeu Stoxx Europe 600 está o retorno do investidor às ações cíclicas, como mineradoras e agências de viagens. O sentimento melhora após os líderes da União Europeia aprovarem pacote de estímulo de 1,8 trilhão de euros ontem.
Os futuros do índice S&P500 sobem na expectativa de que o pacote de socorro à economia americana, de aproximadamente US$900 bilhões, seja anunciado a qualquer momento. Na decisão de juros de ontem, o Federal Reserve frustrou as expectativas de uma leve mudança nas regras do programa de compra de títulos. Os rendimentos dos Treasuries americanos de dez anos dispararam após a decisão, mas hoje negociam estáveis, na casa do 0,92%.
O Bitcoin ultrapassou US$22 mil pela primeira vez. O petróleo manteve as altas na sequência de uma queda surpreendente nos estoques de petróleo dos Estados Unidos. Hoje, dados e o noticiário sobre o pacote de ajuda nos EUA podem desestabilizar o ambiente.
Seguro-desemprego nos EUA e Relatório Trimestral de Inflação estão no radar
Teremos os pedidos semanais de seguro-desemprego, a Sondagem Industrial da Filadélfia e dados de novas construções – tudo isso, nos Estados Unidos. Problemas com a distribuição da vacina da Pfizer e reações alérgicas no Alasca podem também preocupar os investidores.
Na Europa, os dados de inflação ao consumidor de novembro vieram em linha com o consenso. No Brasil, a expectativa é com o Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central, que pode ajudar a entender quando a taxa básica de juros Selic deve voltar a subir.
O presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, e o diretor de política econômica do BC, Fabio Kanczuk, comentam os números em coletiva por volta das 11h00. O Congresso aprovou ontem o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021, que dá os rumos do Orçamento no próximo ano.
Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Bolsas nos EUA tem terceira queda; no radar, Payroll, estímulos, Bolsonaro: Espresso
As bolsas americanas fecharam em queda pelo terceiro pregão seguido, com as preocupações em torno da alta da inflação e dos juros

Greve dos petroleiros inicia nesta sexta-feira
FUP anunciou que greve dos petroleiros na BA, MG, ES, AM e SP nesta sexta-feira; PR e PE devem aderir ao movimento nos próximos dias

Guedes agradece apoio de Bolsonaro em momento decisivo
Guedes agradeceu apoio do presidente Bolsonaro “em momento decisivo”, em alusão às discussões da PEC Emergencial, aprovada ontem pelo Senado