TC Mover
Mover

Bolsas fecham mês com perdas; no radar, PMIs, balanços, Payroll, Congresso: Espresso

Postado por: TC Mover em 29/01/2021 às 20:35
bolsas em queda

São Paulo, 29 de janeiro – As bolsas fecharam em queda hoje no Brasil e em Nova Iorque, encerrando o mês com perdas, reflexo da percepção de que haverá um atraso nos programas de vacinação que pode comprometer o ritmo de retomada da economia global.

Um novo elemento, a organização de grupos de pequenos investidores em redes sociais para especular com ações de menor liquidez, contribuiu para a piora dos mercados na última semana de janeiro. O Dow Jones Industrials voltou para os níveis de dezembro, abaixo dos 30 mil pontos, na pior semana desde o fim de outubro.

Já o Ibovespa, que completou três semanas seguidas de queda, devolveu em janeiro parte dos dois meses de alta anteriores, apesar de ter registrado novo recorde diário de fechamento de 125.076 pontos. O índice brasileiro amargou forte queda de 3,21%, a maior forte desde 28 de outubro, acumulando baixa de 1,97% na semana, a terceira de desvalorizações. No mês, o recuo foi de 3,32%, o mais intenso desde setembro.

A volatilidade nos mercados globais contaminou o humor, que também sofreu com receios pelo vírus, cancelamento da participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, em Davos, ajustes de carteiras no último dia do mês e cautela antes da possível greve dos caminhoneiros e votações para o Congresso na segunda.

 

PMI, Payroll e eleição no Congresso são destaques da agenda da próxima semana

 

 

A próxima semana trará informações importantes para a avaliação da continuidade dessa retomada de janeiro, com os índices de gerentes de compras, os PMIs, e de gerentes de suprimento, ISM, das principais economias do mundo.

Além disso, nos Estados Unidos, saem os dados de emprego de janeiro, o ADP, do setor privado na quarta-feira e o Payroll, dado oficial do governo, na sexta-feira, fundamentais para a política do Federal Reserve e para a discussão do novo pacote de incentivo proposto pelo presidente Joe Biden ao Congresso americano.

A agenda econômica da próxima semana também terá importantes balanços de empresas no Brasil e no exterior. Por aqui, saem os resultados do quarto trimestre do Itaú Unibanco, que começará o mês com novo presidente, Bradesco e Santander, além de Klabin.

Os bancos também poderão dar pistas importantes da retomada, já que estão em contato direto com as empresas e consumidores e sabem como anda o apetite por crédito e por investimentos. No exterior, saem Amazon e Alphabet, controladora do Google, com dados do setor de tecnologia, Exxon e Colgate-Palmolive no consumo mais tradicional.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis