Bolsas fecham semana com recordes; no radar, incentivos, IPCA, atividade: Espresso

São Paulo, 8 de janeiro – O rali das bolsas continuou nesta primeira semana de 2021, com os índices de ações batendo recordes em Nova Iorque e no Brasil. Nem mesmo o ataque dos manifestantes pró-Trump ao Capitólio, no maior atentado à democracia americana em séculos, foi capaz de derrubar as ações, impulsionadas pela expectativa de aumento dos incentivos fiscais para a retomada da economia dos Estados Unidos.
A “onda azul”, com a confirmação da vitória de Joe Biden pelo Congresso e a eleição de dois democratas para o Senado pela Geórgia, garantindo a maioria para o partido nas duas Casas legislativas, prevaleceu sobre a tensão política, sobre os números mais fracos de emprego do Payroll em dezembro e sobre o aumento dos casos e mortes por coronavírus no país.
Previsão de aceleração da inflação
A agenda da semana terá como destaque dados de atividade econômica e inflação no Brasil. Na terça, sai o IPCA de dezembro, que vai ser importante para a reunião do Comitê de Política Monetária da semana seguinte.
A previsão é de aceleração do índice, de 0,89% em novembro para 1,25% em dezembro, acumulando 4,42% em 12 meses. A tendência é que a variação mensal caia ao longo dos próximos meses, mas a de 12 meses suba, até 6,0%.
Depois, na quarta, tem dados do setor de Serviços do IBGE e na sexta, de Varejo, que vão completar o quadro econômico de novembro, também importantes para o Copom.
Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Bank of America supera consenso em balanço do primeiro trimestre
Bank of America relatou lucro por ação foi de US$0,86, superando consenso e anunciou recompra de ações de US$25 bilhões. Confira!

Balanços e bateria de dados nos EUA dominam pregão; Orçamento no radar: Espresso
A quinta-feira começa com apetite por risco no exterior em meio a uma rodada de balanços de gigantes americanos. Confira!

Calendário Econômico: Inflação, serviços, varejo
O Calendário Econômico desta quinta-feira destaca inflação do IGP-10, a pesquisa de serviços brasileiros e as vendas do varejo dos EUA