TC Mover
Mover

Bolsas ganham força; no radar, BCE, emprego, balanços, estímulos, reforma ministerial: Espresso

Postado por: TC Mover em 21/07/2021 às 20:54
Bolsas sobem após tombo

São Paulo, 21 de julho – As bolsas retomaram o rali pelo segundo dia. Os índices acionários anularam as perdas da forte queda de segunda-feira, 19. Os investidores reavaliaram o impacto do aumento dos casos de Covid-19 pela nova variante Delta e mantiveram a confiança na retomada do crescimento dos países desenvolvidos.

A melhora na confiança na recuperação econômica favoreceu as ações ligadas à retomada da atividade e as commodities.O petróleo subiu e puxou os papéis de empresas de energia e moedas e bolsas de países emergentes.

Bolsas ficaram próximas das máximas do dia e de bater recordes

Os lucros acima do projetado pelo mercado de companhias americanas e europeias e avanço nas negociações no Congresso americano para aprovação do pacote de apoio à infraestrutura também ajudaram na melhora das expectativas e turbinaram o rali das bolsas. O Dow Jones Industrial, o S&P500 e o Nasdaq 100 fecharam perto das máximas do dia e de recordes.

Já os juros longos americanos reverteram as quedas e o rendimento do Treasury de dez anos terminou o dia em 1,29%, ante 1,21% ontem, próximo do nível de 1,30% da semana passada. O rendimento do papel de 30 anos subiu de 1,87% ao ano ontem para 1,94% hoje, acompanhando a expectativa de retomada da economia e da inflação.

O dólar caiu diante das principais moedas, com o índice DXY perdendo 0,20%, o que ajudou o real. E o Bitcoin subiu 6,7%, de volta aos US$31,8 mil.

Jair Bolsonaro anunciou nova reforma ministerial

No Brasil, o cenário político limitou o impacto positivo da melhora externa. O presidente Jair Bolsonaro anunciou uma reforma ministerial que aumenta a participação do Centrão no governo e reduz o poder do ministro da Economia, Paulo Guedes.

O receio é de um aumento dos gastos com a base no Congresso e menor esforço para controle e redução de custos. O menor volume financeiro na bolsa indica também redução das compras de estrangeiros, que já tiraram R$4,7 bilhões da bolsa brasileira neste mês até dia 19.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Mover


Leia também

Especial: IRB Brasil está conduzindo uma boa reestruturação, diz Louise Barsi

Paulo Guedes diz que governo anunciará novidades na Economia

Jerome Powell tem apoio para seguir no Federal Reserve

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais