TC Mover
Mover

Bolsas oscilam à espera da Super Quarta; no radar, Powell, Copom, reformas: Espresso

Postado por: TC Mover em 16/03/2021 às 20:02
super quarta

São Paulo, 16 de março – Os investidores redobraram a cautela e reduziram o apetite por ações no Brasil e no exterior, um dia antes de importantes decisões de política monetária. A Super Quarta reunirá no mesmo dia as decisões do Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve, o FOMC, nos Estados Unidos, e, por aqui, do Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom.


Avaliações do Fed sobre inflação e juros longos estão no radar dos investidores

Lá fora, não são esperadas mudanças de juros ou nas políticas de incentivo do Fed. Porém, há grande apreensão sobre as avaliações do banco central americano sobre inflação, juros longos, vacinação, incentivos fiscais e retomada da economia. O astro do dia será o presidente do Fed, Jerome Powell, que falará após a divulgação da decisão.

No Brasil, a certeza é de que haverá aumento dos juros após seis anos, e que o país dará adeus à taxa mais baixa de sua história, de 2,00% ao ano. A dúvida é de quanto será esse aumento inicial e quais recados o Copom dará ao mercado. Há pressão sobre o BC para elevar os juros diante da aceleração da inflação e do aumento dos riscos internos e externos. Dependendo do percentual de aumento, os mercados de juros futuros e dólar podem ter um tranco amanhã.


Ibovespa cai com estrangeiros vendendo ações

Os estrangeiros voltaram para a ponta de venda das principais ações do Ibovespa, que fechou perto de perder os 114 mil pontos. O dólar passou o dia em queda em relação ao real. Contudo, voltou a subir no fechamento, com os investidores preocupados com a piora da pandemia no país e novos anúncios de restrições à atividade em meio à troca do ministro da Saúde.

Nos próximos dias, espera-se a retomada da tão aguardada reforma tributária no Congresso, e que será um novo teste para o ministro Paulo Guedes e para o governo.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.


Leia também

Especial: Sem mudanças, FOMC deve dar várias pistas ao mercado

Mansano: Recorde do Caged é bom sinal, mas futuro requer cautela

Especial: Bolsonaro não está levando o país à desordem institucional, diz ex-presidente Cardoso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais