TC Mover
Mover

Bolsas oscilam à espera de estímulos, balanços, eleição EUA, vacinas: Espresso

Postado por: TC Mover em 26/10/2020 às 20:27

São Paulo, 26 de outubro – As bolsas fecharam em forte queda em Nova Iorque, com o Dow Jones Industrials recuando mais de 2%, a maior perda em sete semanas. A nova onda de aversão ao risco após o crescimento dos casos de coronavírus na Europa e nos Estados Unidos e as chances cada vez menores de um acordo no Congresso americano para a aprovação de um pacote de ajuda antes da eleição presidencial da semana que vem contribuem para o resultado negativo.

O cenário de uma segunda onda do vírus fechando novamente as economias dos países desenvolvidos nas próximas semanas sem estímulos fiscais adicionais nos Estados Unidos preocupa os investidores. 

Pesaram no mercado também a decisão da gestora de recursos BlackRock, com mais de US$7 trilhões sob gestão, de rebaixar a classificação da dívida pública americana, o que levanta a questão de quanto espaço fiscal há para o governo ajudar a economia, e a piora das projeções da fabricante de software alemã SAP, que desperta preocupações sobre o setor de tecnologia. 

Expectativa de acordo

A instabilidade dos mercados deve continuar amanhã, com os investidores aguardando alguma novidade nas negociações entre o governo Donald Trump e a líder da oposição na Câmara, Nancy Pelosi. A campanha eleitoral, porém, acaba sendo um complicador para um acordo, que teria ainda de vencer as resistências dos republicanos no Senado. 

Balanços do terceiro trimestre

Na agenda de balanços, destaque no exterior para Microsoft, 3M, Caterpillar, Merck, Pfizer, Novartis, Chubb, Advanced Micro Devices, Eli Lily, BP, HSBC, Raytheon, Semiconductor e Juniper Networks, entre outras. 

Além dos números do balanço, os investidores estarão atentos às perspectivas das empresas para os próximos trimestres diante do receio de uma segunda onda de coronavírus. No Brasil, teremos Cielo, Localiza, Raia Drogasil, Santander Brasil, Smiles e Telefônica.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Vinícius Martins/TC

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis