TC Mover
Mover

Bolsas oscilam à espera de estímulos, balanços, eleição EUA, vacinas

Postado por: TC Mover em 23/10/2020 às 19:25

São Paulo, 23 de outubro – As bolsas tiveram mais um dia de instabilidade, encerrando uma semana de queda em Nova Iorque e na Europa. A aversão ao risco e a volatilidade dos mercados aumentaram em meio à retomada da pandemia de coronavírus, dos sinais de estabilização na retomada da economia global em meio à demora na aprovação de um novo pacote de estímulos pelo Congresso americano e da incerteza com a eleição presidencial nos Estados Unidos. 

Assim, o Dow Jones Industrial terminou a semana em queda de 0,95%, encerrando uma sequência de três semanas seguidas de alta, enquanto o S&P500 perdeu 0,53% e o Nasdaq, de 1,06%. Já o Ibovespa, apesar da baixa de hoje, garantiu alta de 3% na semana, a terceira consecutiva de ganhos, mantendo ainda os 101 mil pontos. 

Ibovespa e a perspectiva fiscal

O índice brasileiro foi impulsionado pela melhora na perspectiva fiscal após declarações de apoio ao Teto de Gastos no governo e no Congresso e sinais de possível aprovação da independência do Banco Central e de outras reformas. Prévias de resultados acima do esperado de Vale e Petrobras e a expectativa de balanços positivos também ajudaram na melhora da bolsa brasileira.

Bolsas americanas devem manter oscilações

As perspectivas para a próxima semana são de que as oscilações continuem acompanhando as discussões do pacote de incentivos no Congresso americano. Além disso, a eleição americana ganhará mais peso nos mercados com a aproximação da votação no dia 3 de novembro. 

Semana de balanços

A semana também será pesada em balanços, com 170 empresas divulgando números do terceiro trimestre nos EUA, entre elas as gigantes de tecnologia Apple, Facebook, Alphabet, Amazon e Twitter e outras grandes empresas como Boeing, Caterpillar, Honeywell e Merck. No Brasil, a temporada de balanços também esquenta, com 31 empresas anunciando resultados na semana.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Nathália Reiter/TC

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis