TC Mover
Mover

Bolsas oscilam à espera de pacote nos EUA; no radar, feriados, auxílio, vírus: Espresso

Postado por: TC Mover em 12/02/2021 às 20:33
bolsas e coronavírus

São Paulo, 12 de fevereiro – As bolsas tiveram hoje mais um dia de pequenas oscilações para cima e para baixo, em uma semana marcada pela expectativa cada vez maior de aprovação no Congresso americano do pacote de ajuda de US$1,9 trilhão e com os avanços dos programas de vacinação contra o coronavírus.

Mesmo sem muito entusiasmo, as bolsas americanas voltaram a bater recordes hoje, garantindo ganhos semanais de 1% para o Dow Jones Industrials, 1,23% para o S&P500 e 1,73% para o Nasdaq. No ano, esses índices acumulam altas de 2,78%, 4,76% e 9,37%, respectivamente.

Com a maior parte das boas notícias já incluída nos preços das ações, os investidores redobram a cautela, evitando tomar grandes posições e aguardando a confirmação da retomada da economia em V, que dependerá em boa parte do sucesso no controle do coronavírus nos próximos meses. O otimismo é limitado também pelo surgimento de novas cepas do vírus, que podem resistir às vacinas e provocar novas restrições de atividade.

Ibovespa cai com incerteza fiscal e feriado sem folia à vista

No Brasil, onde o Ibovespa terminou a semana em queda, pesa a incerteza com as contas públicas, com governo e lideranças do Congresso anunciando que vão aproveitar o feriado sem folia de Carnaval para discutir uma forma de recriar o auxílio emergencial sem desrespeitar o Teto de Gastos.

Cada vez mais necessária para socorrer grande parte da sociedade diante dos efeitos do agravamento da pandemia e do atraso na vacinação sobre a economia, a ajuda já é unanimidade no Congresso e deve ser aprovada mesmo a contragosto do Executivo.

Ata do FOMC se destaca na agenda econômica de semana mais curta

A semana mais curta aqui devido ao feriado de Carnaval na segunda e na terça e nos Estados Unidos com a comemoração do Dia do Presidente na segunda-feira paralisando os mercados e diminuem a liquidez global.

O destaque da agenda econômica será a ata da primeira reunião do FOMC na quarta-feira. Ela deve dar mais detalhes sobre as perspectivas do banco central americano para a economia e sobre os impactos da segunda onda do coronavírus, da vacinação e do novo pacote de ajuda em discussão no Congresso. Atenção também a referências à duração das recompras de títulos.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.


Leia também

Calendário Econômico: Feriados, vencimento de opções, ata do FOMC

Resumo da Semana: Autonomia do BC, auxílio emergencial, criptomoedas

Sanita: Grupo Natura (NTCO3)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais