TC Mover
Mover

Bolsas oscilam com perdas de fundo; no radar, reforma ministerial, Caged: Espresso

Postado por: TC Mover em 29/03/2021 às 20:10

São Paulo, 29 de março – As bolsas fecharam sem uma tendência única em Nova Iorque. O Dow Jones Industrials recuperou perdas de fundo e bateu recorde de fechamento. Enquanto isso, o Nasdaq e o S&P500 encerraram o dia com pequenas quedas.


Dow Jones acumula 17 recordes no ano

Foi a terceira alta seguida do Dow Jones e o 17º recorde do índice neste ano. Isto apesar do aumento da cautela dos investidores após as perdas do fundo hedge Archegos Capital Management, baseado nos Estados Unidos, que teve de liquidar cerca de US$30 bilhões em posições no fim da semana passada.

Forçado a cobrir margens e zerar posições, o fundo derrubou em até 27% os preços de vários papéis como ViacomCBS e Discovery, causando prejuízos para grandes instituições como Credit Suisse e a corretora japonesa Nomura, cujas ações caíram 11,5% e 14,0%, respectivamente.


Clima político pesou com demissões em Ministérios

No Brasil, o Ibovespa oscilou entre ganhos e perdas, influenciado pelos papéis de bancos. Contudo, terminou o dia em alta puxada pelas ações de commodities e siderúrgicas. Já o dólar voltou a subir e chegou a ser cotado a R$5,80 no mercado futuro em meio às notícias de dificuldades para o governo cumprir o orçamento deste ano aprovado no Congresso na semana passada. O aumento de gastos com emendas parlamentares também contribuiu para a pressão.

O clima político também pesou com notícias de demissão do chanceler Ernesto Araújo, do ministro da Defesa, Fernando Azevedo, do ministro da Advocacia-Geral da União, José Levi. Além deles, surgiram outras trocas de comando. O general Luiz Eduardo Ramos deixou o comando da Secretaria do Governo destinando-se à Casa Civil. O general Walter Souza Braga Netto deixou a Casa Civil em direção à Defesa. Já André Luiz de Almeida Mendonça saiu do Ministério da Justiça para assumir a AGU.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.


Leia também

Especial: Mudança ministerial favorece alinhamento entre Guedes e Lira

BNDES espera precificar oferta de debêntures da Vale em 12 de abril

Vieira: Teto deve se ajustar à pandemia como âncora fiscal

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais