Mover

Bolsas oscilam com vacinas, atividade; no radar, estímulos, Opep, PMIs, PIB Brasil: Espresso

Postado por: TC Mover em 02/12/2020 às 22:30

São Paulo, 2 de dezembro – As bolsas oscilaram entre pequenas altas e baixas durante o pregão, com os investidores divididos entre as boas notícias sobre a retomada das negociações de um novo pacote de estímulos nos Estados Unidos e começo da vacinação no Reino Unido nas próximas semanas e os dados econômicos indicando piora do emprego em meio à segunda onda de coronavírus e restrições de atividade em vários Estados americanos. 

As altas do dia anterior estimularam muitos investidores a realizar lucros, mas a pressão vendedora não foi suficiente para derrubar os índices e o Dow Jones e o S&P500 fecharam em alta modesta, com o último registrando novo recorde em pontos, o 28º deste ano. O Nasdaq, porém, não resistiu e devolveu parte dos ganhos do dia anterior. 

No Brasil, o Ibovespa também encerrou o dia em alta, impulsionado pelas compras de estrangeiros, que parecem manter neste mês o mesmo apetite demostrado em novembro, quando trouxeram R$33,3 bilhões para a bolsa brasileira, novo recorde. 

Reunião Opep+, PMI e PIB

Para amanhã, os destaques da agenda estarão no exterior, começando com a reunião da Opep e seus aliados, que deve prorrogar pelo menos por mais alguns meses as cotas de produção de petróleo diante da expectativa de retomada do consumo com as vacinas. 

Também no foco estarão os índices dos gerentes de compras, os PMIs, do setor de serviços de novembro. O da China sai já hoje à noite e, amanhã, serão divulgados os da Zona do Euro, Estados Unidos e Brasil. Nos EUA, também sai o índice dos gerentes de suprimento, o ISM, de serviços. 

Já no Brasil, além do PMI, o IBGE divulga os dados do PIB do terceiro trimestre, que deve ter registrado forte crescimento sobre o trimestre anterior. Os dados devem mostrar uma retomada desigual, puxada pela indústria.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais