Bolsas oscilam de olho na economia; no radar, coronavírus - TC
TC Mover
Mover

Bolsas oscilam de olho na economia; no radar, coronavírus, pacote nos EUA, IPCA, Copom, fiscal: Espresso

Postado por: TC Mover em 09/08/2021 às 19:29
Bolsas nos EUA e no Brasil

São Paulo, 9 de agosto – As bolsas americanas oscilaram nesta segunda-feira, 9. Os investidores estavam divididos entre preocupações com a variante Delta do coronavírus, dados de emprego mais fortes nos EUA, receio com a redução de recompras de títulos pelo Federal Reserve e a possibilidade de o Senado americano aprovar amanhã o pacote de estímulos para infraestrutura.

No Brasil, os mercados registraram fortes oscilações refletindo preocupações fiscais em torno do novo Bolsa Família, do parcelamento de precatórios e da votação das reformas e o risco político, com a análise da proposta de voto impresso no Congresso.

Bolsas nos EUA se ajustam, mas monitoram discussão sobre estímulos

As bolsas americanas se ajustaram, após recordes de sexta-feira, 6, com Dow Jones e S&P 500 caindo 0,30% e 0,09%. O Nasdaq 100 subiu 0,16%, com Moderna disparando mais de 16%. A discussão sobre redução de estímulos, após Eric Rosengren, do Federal Reserve de Boston, citar início do “tapering” em setembro, é monitorada pelas bolsas. O petróleo desabou, com preocupações sobre impacto na demanda devido à variante Delta e aumento dos estoques dos EUA. O tipo Brent para outubro caiu 2,35% e o tipo WTI para setembro, 2,64%.

As bolsas no exterior encerraram o dia sem direção única, enquanto o Ibovespa fechou em alta de 0,17%, a 123.019 pontos, depois de oscilar entre os 122.258 e os 123.597 pontos em mais uma sessão volátil em meio a riscos fiscais e cenário político. O dólar futuro fechou em leve alta de 0,03%, após registrar no mercado à vista a maior taxa PTAX desde maio, de R$5,277. Já a curva de juros, que flertou com a queda durante a tarde, acelerou ao fim do pregão e fechou com altas de até 14 pontos-base na ponta longa e até 6,5 pontos na curta.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Nathália Reiter / Mover


Leia também

Senado americano anuncia consenso sobre criptomoedas

Vieira: Promessas políticas podem impactar a bolsa positivamente

Jair Bolsonaro diz que Bolsa Família não terá aumento de 100%

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais