Mover

Bolsas oscilam entre juros e retomada; no radar, vírus, vacinas, FOMC, Copom: Espresso

Postado por: TC Mover em 12/03/2021 às 20:16
bolsas e coronavírus

São Paulo, 12 de março – As bolsas oscilaram entre o ânimo dos investidores com a retomada da economia americana e o receio de que essa mesma retomada acelere a inflação e os juros longos, levando os bancos centrais a retirar mais cedo os estímulos para os mercados.


Programa de vacinação nos EUA impulsionou papéis de aéreas e turismo

A sanção do pacote de US$1,9 trilhão pelo presidente Joe Biden ontem e indicadores de atividade e melhora do emprego impulsionaram as ações ligadas ao crescimento. Enquanto isso, o amplo programa de vacinação promovido pela nova gestão democrata, que promete imunizar todos os americanos adultos até julho, garantiu a alta dos papéis atrelados ao controle da pandemia, como companhias de aviação e turismo.

Já a alta dos rendimentos dos Treasuries, que superaram hoje 1,63% para dez anos pelo receio de alta da inflação, incentivaram a realização de lucros nos papéis de tecnologia. Isto levou o Nasdaq a fechar em queda.


Decisões de política monetária serão destaques na próxima semana

Para a próxima semana, as expectativas estarão nas reuniões de quatro bancos centrais para definir seus juros. Na super quarta, o Comitê Federal de Mercado Aberto, FOMC, e o Comitê de Política Monetária, Copom, vão definir seus juros e dar pistas para os próximos meses.

A inflação mais alta será assunto tanto aqui quanto nos Estados Unidos. Contudo, o Fed estará em uma situação mais confortável, devendo se concentrar em acalmar os mercados para segurar as taxas de juros mais longas. Já no Brasil, o dilema do Copom será ter de subir os juros com a economia ainda desacelerando.

Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.


Leia também

Calendário Econômico: Juros, IBC-Br, vencimento de opções, emprego

Resumo da Semana: Lula, PEC Emergencial, vacinas

Mansano: Super quarta, o que esperar?

Sanita: BTG Pactual (BPAC11)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais